NOTÍCIAS Ver todas

Patrulheiro Ambiental Mirim forma as primeiras turmas em Sananduva

Publicado em 13/12/2023, Por Assessoria de Comunicação

A primeira semana do mês de dezembro foi marcada pelo encerramento das duas primeiras turmas do Patrulheiro Ambiental Mirim, com os alunos do 5º ano da E.M.E.F. Prof.ª Eldy Maria Pansera. A formatura aconteceu na Casa da Cultura Prefeito Hilário Copatti e reuniu autoridades civis e militares e a comunidade sananduvense.

Segundo a Brigada Militar, o Projeto tem entre os seus objetivos o de sensibilizar o público para adoção de um comportamento preventivo a partir da sua realidade social e do seu habitat. Também visa contribuir na melhoria da qualidade de vida da sociedade rio-grandense.

Presente no evento, o coordenador estadual do Patrulheiro Ambiental Mirim Capitão Leandro da Cruz Gois, do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar, destacou a importância da formação. “Geralmente desenvolvemos esse Projeto nas cidades sede, mas Sananduva está entre as três exceções, juntamente com Gramado e Guaporé. Nessas cidades, vimos a potencialidade e o apoio para desenvolver o Patrulheiro Ambiental Mirim, por meio da educação não-formal, trabalhando relevantes assuntos que envolvem o meio ambiente”, enfatizou.

 

O secretário da Educação, Cultura e Desportos, Carlos José Picolotto, celebrou a iniciativa do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar em desenvolver as aulas do Projeto em Sananduva e agradeceu todo o conhecimento repassado pelos policiais aos 26 alunos concluintes.

 

“É um momento especial. Agradeço todos os envolvidos neste belo projeto da Brigada Militar e, também, as pessoas que não mediram esforços para que tivéssemos o Patrulheiro Ambiental em nosso Município. Meu agradecimento, ainda, aos instrutores que transmitiram o conhecimento para as nossas crianças. Desde já, queremos a continuidade do Programa”, disse o Prefeito Vermelho durante a formatura.

 

Em Sananduva, as turmas foram instruídas pelos soldados Rodrigo de Matos e Equiton Lorengian Gregio. Nos dez encontros do Programa, os alunos viram assuntos como fauna, flora, água, poluição, solo, ar, os 3 R’s (reduzir, reutilizar e reciclar), consciência ambiental e, ainda, realizaram visita técnica na represa do Rio Uruguai, na divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e na sede do 4° grupo de Polícia Ambiental de São José do Ouro.





Compartilhar:
| WhatsApp