Após um intenso e cuidadoso trabalho de levantamento de perdas decorrentes da chuva excessiva que atingiu o Município de Sananduva nos dias 06 e 07 de outubro, o Governo do Município de Sananduva divulga os impactos sociais e perdas econômicas decorrentes do evento adverso. A administração municipal decretou situação de emergência em todo o território atingido pelas enxurradas e alagamentos, conforme o decreto n° 7.572, de 07 de outubro de 2023.
De acordo com o laudo técnico dos prejuízos na área rural, emitido pelo escritório local da Emater/RS, 100% das culturas de aveia, milho e trigo foram prejudicadas. A bovinocultura também foi impactada, com perdas nas pastagens que afetam a produção leiteira. Os danos ainda foram registrados em 16 pontes no interior, danificadas de forma total ou parcial. No total, foram contabilizados R$ 3.623.163,60 em perdas na agricultura e agropecuária.
Além disso, a Defesa Civil local contabilizou várias ocorrências de entupimento de bueiros, destruição total de 1 ponte na área central da cidade, 2 pontes parcialmente danificadas, alagamentos em 12 estabelecimentos comerciais e 3 residências. Não houve registro de desabrigados.
O Governo do Município de Sananduva organizou rapidamente uma força-tarefa para amenizar os danos causados pelas fortes chuvas. O trabalho é intenso para restabelecer a normalidade, mas há previsão de mais chuvas pela frente segundo a meteorologia, dificultando as ações de reparos emergenciais.
A Secretaria da Infraestrutura Rural, Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria da Infraestrutura Urbana e Defesa Civil permanecem à disposição para auxiliar a população na medida do possível. Em caso de emergências, os telefones abaixo estão disponíveis:
Leonardo - (54) 99999.2780
Diana - (54) 99600.7499
Voldinei - (54) 99969.9578