As assessoras pedagógicas da Secretaria da Educação, Cultura e Desportos, professoras Elizete Alves Borges e Gislaine Regina de Souza, estiveram participando da formação do Sistema de Ensino Aprende Brasil, na sede da FAMURS, em Porto Alegre, na terça-feira (03). Os temas abordados na formação são pertinentes frente as atuais discussões que envolvem a educação e que merecem atenção: “Financiamento e os novos desafios da educação pública” e “Letramento e alfabetização: da Educação Infantil ao 2º ano”.
No primeiro tema, Carlos Eduardo Sanches abordou o financiamento educacional e as exigências de controle social associadas aos recursos destinados à área, assim como a qualidade e equidade no gasto dos recursos financeiros, os desafios da gestão da rede de ensino e a responsabilização dos gestores públicos com relação ao cumprimento da legislação. No segundo momento, Michelle Padilha Batistella trouxe na temática o letramento, a alfabetização, as competências e as habilidades da Base Nacional Comum Curricular como foco no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Já na quarta-feira, dia 04, aconteceu o encontro regional realizado pela Secretaria da Educação, Cultura e Desportos em parceria com o Sistema de Ensino Aprende Brasil, mediado pela assessora Luísa Lopes Stadler. Estiveram presentes os gestores que atuam na educação infantil e, também, nos anos iniciais do ensino fundamental dos municípios de Coxilha, Vila Lângaro, São José do Ouro, Cacique Doble, Sananduva, Paim Filho, Centenário e Carlos Gomes.
O Secretário da Educação, Cultura e Desportos, Carlos José Picolotto, realizou a abertura do encontro e destacou a relevância de momentos como esse para a qualificação dos profissionais da Educação. Na sequência, a professora Patrícia Martinelli, coordenadora pedagógica do Aprende Brasil, agradeceu o município de Sananduva pela organização do espaço e a recepção aos demais municípios
“Considerando as políticas públicas nacionais, estaduais e municipais, temos como um dos focos de atuação trabalhar no sentido de melhorar a qualidade da alfabetização. Para isso, o objetivo principal desse encontro foi proporcionar algumas reflexões sobre a importância da Educação Infantil como base para o que vai ser construído posteriormente. Consideramos que se não estiver bem alicerçada, essa estrutura terá rupturas que vão ocasionar problemas na aprendizagem. Foi uma iniciativa para aprimorar a formação pedagógica dos gestores, refletir sobre o papel da coordenação pedagógica no acompanhamento da aprendizagem dos alunos, e valorizar as ações da educação infantil que antecedem o processo de alfabetização”, destacou a coordenadora geral de educação de Sananduva, Luisa Cadorim Facenda.