Na última semana foi realizada a 2ª Conferência Municipal da Cultura, com o tema “Os desafios do Sistema Municipal de Cultura”, realizada na Casa da Cultura Prefeito Hilário Copatti, sob a organização do Governo do Município de Sananduva, através da Secretaria da Educação, Cultura e Desportos, e do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultura e Ecológico.
Após a abertura e a apresentação artística do CTG Doze Braças, os presentes prestigiaram a explanação de Dener Souza, que falou sobre os projetos possíveis e os mecanismos de financiamento de projetos culturais. Em seguida, Vagner Tamanini abordou a temática da legalização de entidades e artistas para concorrer a recursos do Sistema da Cultura. A importância e os desafios da implantação do Sistema Municipal de Cultura e articulação público/privado para a cultura e a apresentando as propostas para o Plano Municipal da Cultura foi tema da palestra de Magna Regina Tessaro Barp.
Neste ano, quatro eixos foram discutidos durante a Conferência:
- Os desafios e perspectivas para o Setor Cultural com a criação do Sistema Municipal da Cultura
- A engrenagem da cultura e a integração público, privado e o terceiro setor.
- Os projetos possíveis
- A legalização de entidades, agentes culturais e artistas
Estiveram presentes o prefeito Vermelho Pansera, o presidente do Legislativo Municipal, Tiago Tomielo, a presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultura e Ecológico, Adriana Sauer, a secretária da Educação, Cultura e Desportos, Luciana Crestani, demais autoridades, entidades culturais, artistas individuais e coletivos, empresas e empreendedores culturais e munícipes interessados.