Teve início o trabalho do Serviço de Proteção Social Especial, vinculado à Secretaria da Assistência Social e Habitação, nas dependências do antigo CRAS da Vila Nova. A equipe conta com o trabalho da assistente social Maristela Picolotto, da psicóloga Jaine Baldin Giacomini e da auxiliar Daiane Agostinetto.
No local, é ofertado apoio, orientação e acompanhamento para pessoas e famílias que sofrem algum tipo de violação de direito, tais como violência física e/ou psicológica, negligência, violência sexual (abuso e/ou exploração sexual), adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas ou sob medidas de proteção, tráfico de pessoas, situação de rua, abandono, trabalho infantil, discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia, entre outras.
A Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), de forma geral tem como objetivo empoderar o indivíduo para que ele possa sair da situação de violação de direito, reconstruir e fortalecer seus vínculos afetivos e comunitários, melhorando assim, sua qualidade de vida.
O prefeito Vermelho Pansera destaca a importância do trabalho que vai ser realizado. “Vejo a importância deste serviço como uma maneira de ampliação do trabalho junto à assistência social e nas famílias. Estamos com uma equipe ampla para acompanhar e oferecer apoio às pessoas da comunidade que necessitam“, comenta o Prefeito.
“Vai ser um importante trabalho em grupo que ajudará as pessoas que estão em vulnerabilidade social e que necessitam deste acompanhamento”, completa o secretário da Assistência Social e Habitação, Primus Adão de Oliveira.
As atividades também serão realizadas por meio de grupos, objetivando a abordagem dos seguintes temas: melhorar a autoestima de mulheres e as relações familiares; fortalecimento e encorajamento; trocas de experiência de vida; informação sobre direitos e a melhoria da qualidade de vida; e, formação para identificação de rede de apoio. Informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 99653.1822.