O Governo do Estado do Rio Grande do Sul divulgou na última quarta-feira (05), o resultado do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese), referente ao ano de 2019. No período analisado, Sananduva foi destaque com o terceiro maior índice no bloco da Saúde, dentre todos os municípios gaúchos, alcançando o índice de 0,930.
Para a Secretária da Saúde, Karen Raymundi Fincato, o destaque estadual é resultado do trabalho de todos os profissionais. “Esses números representam o trabalho sério e comprometido na área da saúde do Município e da grande parceria com os profissionais do Hospital Beneficente São João. Não se mede esforços para que tenhamos sempre uma saúde de qualidade e que responda às necessidades da população e região. Ficamos felizes também pelos índices de Santo Expedito do Sul e São João da Urtiga, pois são municípios parceiros de Sananduva e têm suas populações referenciadas ao nosso Hospital. Tudo isso é fruto do empenho e dedicação de todos os servidores.”, explica a Secretária.
Na média geral dos blocos, o Município atingiu o índice de 0,813, considerado como em alto desenvolvimento, segundo parâmetros definidos pela pesquisa realizada pelo Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Estado do RS.
Rodrigo Getelina, secretário do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, destaca que os bons resultados obtidos são importantes para Sananduva, e acrescem para ênfase do Município na região. “Ficamos felizes e honrados pelo reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido e que é refletido nestes índices. Em 2020 tivemos a confirmação do aumento na participação no ICMS do estado. A pesquisa FIRJAN nos deu nota máxima em excelência na gestão fiscal, demonstrando o equilíbrio fiscal e financeiro do Município. Iniciamos o ano com destaque no indicador Idese, que reflete o desenvolvimento nas diversas áreas analisadas e evidencia o trabalho do Executivo Municipal e de toda a comunidade.”, finaliza o Secretário.
Segundo informações do governo estadual, o Idese é um indicador que sinaliza a situação socioeconômica do Estado a partir de dados relativos à educação, saúde e renda. Os índices acima do patamar de 0,800 são considerados de alto desenvolvimento, em uma escala que vai de 0 (pior resultado) a 1 (melhor resultado).