NOTÍCIAS Ver todas

Pátria Mãe: o sentimento de pertencimento a uma nação

Publicado em 07/09/2021, Por Assessoria de Comunicação

Para falarmos em “sentimento de pertencimento a uma nação”, entendendo-se o Brasil como nossa Pátria Mãe, é necessário, antes, fazermos uma breve visita ao passado, à nossa história.

Quando a corte portuguesa chegou ao Brasil, em 1808, não existia um sentimento de nacionalidade, patriotismo e nem existia unidade quanto às questões territoriais. Prova disso são as revoltas regionais, que buscavam soluções para interesses locais e não nacionais, inclusive a Revolução Farroupilha, que buscava a separação do império e a criação de uma república no sul do Brasil. Essa situação começou a mudar a partir da vitória brasileira na Guerra do Paraguai, que aconteceu durante os anos 1864 e 1870, onde os brasileiros precisaram se unir contra um inimigo estrangeiro. Depois disso, surgiram os símbolos nacionais, como a Bandeira e o Hino Nacional, e o brasileiro começou a se perceber como patriota mostrando ao mundo seu potencial e valorosa cultura.

Assim, sabemos que a identidade de um povo é também construída a partir de suas lutas sócio-históricas, cujas conquistas fazem inflar o orgulho de ser nação e cujas lutas motivam o mesmo sentimento em todos os seus membros, que então passam a se sentir “em casa”.

A formação do povo brasileiro foi constituída por povos de origem indígena, africana e europeia, em meio a disputas e conquistas. Cada povo que aqui firmou morada colaborou na conformação do que hoje é entendido como povo brasileiro, contribuindo assim e, principalmente, com um dos elementos mais representativos de nossa cultura, que é a língua. É a partir da língua que somos reconhecidos como nação e é com ela que expressamos e divulgamos tudo que é genuinamente nosso – nossa cultura.

No Brasil, são aproximadamente duzentos milhões de pessoas que constroem diariamente nossa identidade cultural e, apesar das especificidades regionais, dividem a mesma língua, a mesma história, honram a mesma bandeira e cantam o mesmo hino.

Quando nascemos não escolhemos onde vamos nascer, mas somos acolhidos e fazemos parte de uma nação que nos proporciona um chão, uma história. Pátria (do latim "patriota", terra paterna) indica a terra natal ou adotiva de um ser humano, que se sente ligado por vínculos afetivos, culturais, valores e história. Logo, podemos dizer que o sentimento de pertencimento a uma nação é algo voluntário que se desenvolve no ser humano a partir da sua identificação com estes elementos.

É necessário que façamos um movimento de resgate do ser patriota, o ser brasileiro, buscando eleger os motivos que fazem com que cada um se sinta pertencente a essa nação. Façamos das diferenças nosso ponto de unidade, agregando todas as etnias e as multiculturalidades que nos caracterizam, para podermos dizer, orgulhosamente,  EU SOU BRASILEIRO.

Que neste 7 de setembro possamos manifestar nosso sentimento de pertencimento a essa pátria amada denominada Brasil de diferentes formas, e lembrar do verso do nosso Hino Nacional:

Entre outras mil

És tu, Brasil

Ó Pátria amada!

Dos filhos deste solo és mãe gentil

Pátria amada

Brasil!

 

Escolas: Colégio Estadual Sananduva e Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Eldy Maria Pansera.

Sites consultados:

https://www.ambientelegal.com.br/patriotismo-um-sentimento-em-extincao/

https://www.ambientelegal.com.br/o-valor-do-patriotismo/

https://www.politize.com.br/nacionalismo/

https://www.preparaenem.com/sociologia/nacionalismo-identidade.htm





Compartilhar:
| WhatsApp