NOTÍCIAS Ver todas

Símbolos Nacionais: a Bandeira Nacional

Publicado em 05/09/2021, Por Assessoria de Comunicação

A primeira bandeira brasileira, que ainda não se parecia com a atual, foi criada em 19 de setembro de 1822, por decreto de Dom Pedro I (1798-1834). Só em 1889, com a Proclamação da República, as armas do Império foram substituídas pelo círculo azul, o emblema republicano.

A atual bandeira foi oficialmente apresentada no dia 19 de novembro de 1889, logo após a Proclamação da República, acontecimento que ocorreu em 15 de novembro de 1889. Com esse fato o Brasil deixou de ser uma monarquia e tornou-se uma república.

Conforme estipula a legislação de nosso país, a bandeira é um dos símbolos nacionais. Ela representa o país perante as nações estrangeiras e é por meio dela que se reconhece uma nação. Cada item nela apresentado tem um significado distinto, e a última modificação aconteceu em 1992, quando foram adicionadas estrelas que correspondem aos estados de Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.

 

Sobre as cores e os elementos da bandeira

 

  • Verde: essa cor era utilizada pelos primeiros povos que habitaram a Lusitânia, região correspondente a Portugal. Essa cor passou a simbolizar liberdade quando os habitantes da região lutaram contra a invasão dos mouros na Idade Média. Atualmente, o significado mais difundido do retângulo verde que compõe a bandeira do Brasil é, de fato, a representação do verde das florestas e das matas brasileiras.
  • Amarelo: essa cor fazia parte do brasão de armas de Portugal e foi adicionado depois da conquista do Algarve, em 1249. Outra observação importante é que o amarelo era uma cor símbolo dos Habsburgo-Lorena, dinastia do qual D. Leopoldina (esposa do imperador) era membro. Comumente o amarelo representa as riquezas do Brasil, sobretudo, o ouro e o minério.
  • A esfera azul: esse desenho já representou a esfera armilar, importante elemento do brasão português, que também está na bandeira do país lusitano. A esfera armilar é um instrumento da astronomia que auxilia a navegação, por isso, é tão valorizada pelos portugueses. A cor azul representaria o céu, os rios e os mares brasileiros.
  • As estrelas brancas e a faixa: o significado das estrelas brancas com a esfera azul ao fundo talvez seja o de maior consenso. São 27 estrelas, representando os estados brasileiros. Engana-se quem pensa que a única estrela que fica na parte superior da esfera representa o Distrito Federal. Ela é, na verdade, a representação do Pará, que era o então maior território próximo à linha do Equador.

Já a faixa escrita “Ordem e Progresso” se refere ao lema positivista, baseado em Augusto Comte, que dizia “o amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim”. Na época da criação da bandeira do Brasil, o positivismo exercia uma grande influência na sociedade.

A lei estabelece que o verde e o amarelo são as cores nacionais e podem ser usadas sem qualquer restrição. No entanto, a bandeira não pode ser utilizada como roupa, toalha, retratos, painéis, revestimentos, cangas. Também é proibido reproduzi-la em rótulos e embalagens de produtos expostos à venda.

A Bandeira Brasileira, também denominada Pavilhão Nacional, é um dos nossos mais importantes símbolos, juntamente ao Hino Nacional, o Brasão Nacional e o Selo Nacional. Esses quatro símbolos representam  a identidade e os valores do nosso país.

 

BIBLIOGRAFIA

https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/conheca-a-origem-da-bandeira-do-brasil/

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/bandeiradobrasil.htm

 

https://www.una.br/blog/saiba-o-significado-das-cores-e-dos-elementos-da-bandeira-brasileira/

 

Escolas: E.M.E.I. Tia Noemia, E.M.E.F. Oreste Agostinetto e E.E.I.Mundo Mágico.





Compartilhar:
| WhatsApp