Após a Independência do Brasil em 07 de setembro de 1822, tornou-se necessário e urgente a busca por uma identidade própria “livre” das amarras da antiga metrópole portuguesa. A criação de Símbolos que iriam mostrar ao mundo as peculiaridades e a grandeza da nova Nação, foi um passo decisivo para tal. A criação do Hino Nacional foi fundamental para exaltar o orgulho dos brasileiros e mostrar a grandeza da nova Pátria agora livre e independente.
Foi em 1831 que Joaquim Osório Duque Estrada escreveu a letra e Francisco Manuel da Silva elaborou a música do hino. Houve diversas denominações antes da nomenclatura oficial de hoje. Inicialmente, foi chamado de Hino 7 de abril - para comemorar a abdicação do Imperador D. Pedro I, depois da Marcha Triunfal e, por fim, do Hino Nacional. Dez anos mais tarde, o hino seria executado no advento da Coroação de D. Pedro II, passando a ter uma nova denominação, “Hino de Coroação”.
Com o fim da Monarquia Brasileira e o início da República em 15 de novembro de 1889, surge o desejo por parte de alguns grupos políticos de criar um novo hino, uma vez que o atual representava a herança do Império, ora findado. Em janeiro de 1890, é realizado um concurso para a escolha de um novo hino, porém o Marechal Deodoro, seguindo o apelo de políticos que pediam em nome do povo que mantivessem o velho hino. Em julho de 1909, o governo institui um novo concurso para a escolha de uma composição poética para se adaptar à melodia do Hino Nacional. O ganhador da poesia foi Joaquim Osório Duque Estrada.
NORMAS COMPORTAMENTAIS DURANTE A EXECUÇÃO DO HINO
A Lei 5.700/71, que dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais, prescreve que durante a execução do Hino Nacional todos devem tomar atitude de respeito, de pé e em silêncio. Civis do sexo masculino com a cabeça descoberta e os militares em continência, segundo os regulamentos das respectivas corporações. Além disso, é vedada qualquer outra forma de saudação (gestual ou vocal como, por exemplo, aplausos, gritos de ordem ou manifestações ostensivas do gênero, sendo estas desrespeitosas ou não).
TEMAS DO HINO NACIONAL
A letra do hino exalta as belezas naturais do Brasil, o heroísmo de nosso povo, o amor à Pátria e a liberdade conquistada, como se pode verificar nos trechos abaixo:
E o Sol da liberdade, em raios fúlgidos
Brilhou no céu da Pátria nesse instante
Ó Pátria Amada
Idolatrada
Salve! Salve!
Gigante pela própria natureza
És belo, és forte, impávido colosso
E o teu futuro espelha essa grandeza
Do que a terra mais garrida
Teus risonhos lindos campos têm mais flores
Nossos bosques têm mais vida
Nossa vida no teu seio, mais amores
O Hino e a Bandeira Nacional são os dois símbolos mais marcantes da nossa nacionalidade, é por meio deles que o Brasil é representado frente às outras nações, como observamos nos diferentes eventos internacionais, a exemplo das Olimpíadas.
BIBLIOGRAFIA
AGUIAR, Lilian Maria Martins de. "Hino Nacional do Brasil"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/hinonacionaldobrasil.htm. Acesso em 31 de agosto de 2021.
FERNANDES, Cláudio. "13 de abril – Dia do Hino Nacional Brasileiro"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-do-hino-nacional-brasileiro.htm. Acesso em 31 de agosto de 2021.
FONSECA, Sara. 11 de abril de 2019 – História do Hino Nacional. Saiba Tudo Sobre a Canção. Analisando Letras. Disponível em: https://www.letras.mus.br. Acesso em 31 de agosto de 2021
Escolas: Escola Estadual de Ensino Fundamental Aléxio Provenzi, Escola Municipal de Ensino Fundamental Gentil Antonio Tonial e Escola Municipal de Educação Infantil Tia Salete.