Sananduva confirmou o primeiro caso de dengue deste ano. A informação da Vigilância Ambiental é de que o caso é considerado importado, ou seja, o cidadão foi contaminado fora do Município.
A época de calor aliada à temporada de chuvas aumenta a circulação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, conhecido como Aedes aegypti. Uma das principais preocupações está em caixas d’água que captam água da chuva. De acordo com a Vigilância Ambiental, na maior parte das vezes até há vedação correta, mas de alguma maneira as larvas estão entrando na caixa. Isso pode acontecer porque há água parada nas calhas e quando chove vai para dentro da caixa. Por isso, também é fundamental que haja limpeza constante das calhas, seja as que captam água da chuva ou não.
Os trabalhos bloqueios de transmissão já foram realizados pela Vigilância com o auxílio da Secretaria da Infraestrutura. As agentes de endemias realizam visitas regulares aos moradores para orientar e fiscalizar as áreas de possíveis criadouros.
A orientação principal para prevenir a dengue é evitar água parada. A Secretaria da Saúde e a Vigilância Ambiental permanecem à disposição da população para sanar qualquer dúvida.
Principais cuidados
As principais medida de prevenção e combate ao Aedes Aegypti são:
Sintomas de dengue
Os principais sintomas de dengue são:
- Febre alta com início súbito;
- Dor de cabeça;
- Dor atrás dos olhos que piora com o movimento deles;
- Perda do paladar e apetite;
- Náuseas, vômitos e tonturas;
- Extremo cansaço;
- Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo;
- Moleza e dor no corpo;
- Dores nos ossos e articulações.