NOTÍCIAS Ver todas

Governo Municipal alerta sobre febre amarela

Publicado em 05/03/2021, Por Assessoria de Comunicação

Sananduva está hoje entre os municípios da área de risco para a doença

Diante do cenário atual referente à ocorrência de febre amarela em primatas, de diversos municípios do Estado do RS, incluindo os da Região 18, foi realizada uma reunião online na quarta-feira (03) para tratar do assunto. O objetivo foi alinhar as ações de vigilância de primatas, estratégias de vacinação da população, dentre outras ações necessárias neste momento.

O evento foi ministrado pela 6a Coordenadoria Regional de Saúde de Passo Fundo e contou com a participação das equipes de Vigilância Ambiental e Vigilância Epidemiológica dos municípios pertencentes à Região 18, da qual Sananduva faz parte, com a participação das equipes da Vigilância do Município.

O que é a febre amarela

Sananduva está hoje entre os municípios da área de risco para a febre amarela. A febre amarela silvestre é uma doença infecciosa febril aguda causada pelo vírus da febre amarela. Ela é transmitida por mosquitos, principalmente do gênero Haemagogos, a pessoas não vacinadas que adentram áreas rurais, matas, rios, parques, reservas ou localidades que já tenham casos confirmados da doença.

Em caso de sintomas

Os principais sintomas da doença são: febre alta, calafrios, fadiga e fraqueza, dores de cabeça, dores musculares, náuseas e vômitos que persistem por cerca de três dias e especialmente a icterícia (pele amarelada). Pessoas que apresentarem sintomas deverão entrar em contato por telefone com a Unidade Básica de Saúde que pertencem para orientações. Neste caso, em decorrência da pandemia de covid-19 e de protocolos de bandeira preta, é fundamental comparecer nas Unidades apenas em caso de extrema necessidade.

Como se vacinar

A vacinação deverá ser agendada previamente no telefone (54) 3343.1278, na UBS Central. A vacina pode ser aplicada em crianças de 9 meses, com outra dose aos 4 anos, e para adultos até os 59 anos que ainda não tenham sido vacinados. Pessoas com 60 anos ou mais somente podem ser vacinados após avaliação e prescrição médica. Gestantes e lactantes não devem ser vacinadas. É importante não comparecer nas Unidades de Saúde neste período de pandemia, mas fazer contato telefônico e agendar a imunização. É importante frisar que os moradores da área rural que adentrem a mata ou exerçam atividades laborais que exponham o trabalhador ao risco da doença, solicitem informações também com os agentes comunitários de saúde e agentes de endemias.

Fique atento

Os macacos não são responsáveis pela transmissão, muito pelo contrário, esses animais são vítimas da doença e servem como guias para a elaboração de ações de prevenção. A doença é transmitida apenas pelo mosquito vetor. A ocorrência de morte ou adoecimento de primatas não humanos (macacos) deve ser comunicada imediatamente à Vigilância Ambiental em Saúde do Município de Sananduva pelo telefone (54) 3343.3558.





Compartilhar:
| WhatsApp