O objetivo da fiscalização durante a pandemia é um só: salvar vidas. Para isso, mais um fim de semana de intensa fiscalização foi realizado nos bares, restaurantes, lanchonetes, igrejas, espaços públicos e lojas do comércio em geral. No sábado (27), quando entrou em vigor as restrições e novos horários de funcionamento das atividades econômicas não essenciais em todo o Estado do RS, uma nova ação conjunta de fiscalização foi realizada.
Em cumprimento ao Decreto Estadual que determina protocolos de bandeira preta em todo o RS e atendendo a denúncias de funcionamento irregular, uma ação integrada entre Ministério Público, Brigada Militar, Polícia Civil e Vigilância Sanitária, intensificou e reforçou as ações de fiscalização em Sananduva. Somente no sábado (27), mais de 20 visitas a estabelecimentos foram realizadas. A ação culminou com oito estabelecimentos interditados e um estabelecimento notificado, além da dispersão das aglomerações e descumprimento das medidas sanitárias de combate a Covid-19.
O trabalho é para impedir a formação de aglomerações. Também foi observado o cumprimento das regras sanitárias, a exemplo do distanciamento entre as pessoas, uso de máscaras pelos clientes e pelos funcionários, e disponibilidade de álcool em gel 70%. A orientação quanto às medidas de prevenção à disseminação do vírus já vem sendo realizada há cerca de um ano. Com regras mais rígidas, a orientação é para que os estabelecimentos que descumprirem os protocolos sejam interditados enquanto durar os protocolos de bandeira preta. De acordo com as equipes, o trabalho é intenso e desgastante. Existem muitas denúncias que são falsas, o que prejudica a atuação. Além disso, em determinados estabelecimentos que descumprem as normas, os fiscais são recebidos com desprezo e recebem até ameaças e agressões.
Apesar de tudo, as forças de segurança e saúde seguem engajadas e pedindo a colaboração de todos, agindo com responsabilidade e respeito às determinações. É um apelo à população para que cumpram o Decreto e para que não seja necessário fazer interdições. Ainda, solicitam que os cidadãos evitem as aglomerações para não disseminar o novo coronavírus. O momento da pandemia é muito delicado e precisa ser encarado com seriedade para que seja possível salvar vidas.
Para informação da comunidade, o Governo do Município de Sananduva expediu um documento atualizado com orientações gerais para cumprimento da bandeira preta no modelo de distanciamento controlado, válido de 27 de fevereiro até 07 de março. Confira no link: https://is.gd/6CRpHk.