NOTÍCIAS Ver todas

Preparativos para o início do ano letivo 2021 na rede pública municipal de ensino de Sananduva

Publicado em 19/02/2021, Por Assessoria de Comunicação

O Governo do Município de Sananduva, através da Secretaria da Educação, Cultura e Desportos, está organizando o início do ano letivo 2021 para a rede pública municipal de ensino. A retomada da rotina de atividades em 1º de março está sendo preparada na modalidade híbrida. Além disso, o retorno das atividades vai contar também com a implantação do novo sistema de ensino Aprende Brasil, com uso de plataformas digitais de aprendizagem e apostilas.

Como vai funcionar

O ensino híbrido oportuniza, tendo em vista o cenário epidemiológico de covid-19, a retomada das atividades nas escolas, assegurando a manutenção do distanciamento interpessoal como medida para evitar a proliferação do novo coronavírus. Os alunos matriculados a partir do Pré-escolar II até o 9º Ano do Ensino Fundamental poderão frequentar as dependências escolares de forma escalonada, alternando, semanalmente. Assim, a cada semana, 50% dos alunos estarão em sala de aula e outros 50% em casa, com atividades à distância e remotas.

As duas primeiras semanas de março serão para a readaptação e organização das atividades no formato híbrido. As turmas serão divididas em dois grupos, A e B. As aulas presenciais para o Grupo A iniciarão em 1º de março e para o Grupo B, em 8 de março. As escolas realizarão a divisão dos alunos por grupo e as equipes diretivas entrarão em contato com os pais avisando em que grupo o aluno está e o dia de início da aula.

Novo sistema de ensino Aprende Brasil

Com a implantação do novo sistema de ensino Aprende Brasil, cada estudante receberá a sua apostila e as atividades desenvolvidas seguirão o que está no material. Além disso, alunos e professores contarão com auxílio de uma plataforma digital de aprendizagem que facilitará o encaminhamento e o retorno das atividades a serem desenvolvidas à distância, bem como a comunicação entre professores e alunos. As apostilas estarão nas escolas já no início de março. A utilização da plataforma iniciará assim que todos os alunos estiverem nela cadastrados.

Segurança sanitária

 Outra preocupação é a adoção de medidas protetivas a fim de preservar o bem-estar de alunos, professores e funcionários, como a verificação da temperatura corporal e a desinfecção dos calçados antes de ingressarem nas escolas. Além disso, o estímulo nos ambientes escolares para a higienização correta das mãos, utilização do álcool em gel e respeito à demarcação de afastamento entre os indivíduos. O uso obrigatório dos equipamentos de proteção individual, dos utensílios pessoais destinados à alimentação e à hidratação, assim como a constante higienização das superfícies e a sanitização dos espaços, também farão parte da rotina escolar.  No transporte escolar os estudantes também deverão seguir os protocolos de saúde, sendo que as regras básicas estarão dispostas em cartazes afixados em cada veículo escolar.

 A secretária da Educação, Cultura e Desportos, Luciana Crestani, ressalta que as escolas estão preparadas para receber os alunos atentando aos protocolos de saúde e a todos os cuidados necessários, mas é preciso atenção dos pais ou responsáveis. “É essencial contar com o apoio das famílias que, caso observem algum sintoma, mantenham o filho em casa e comuniquem à direção. O cuidado e a comunicação entre pais e escolas são fundamentais para que tenhamos um retorno tranquilo às atividades em 2021”, confirma a secretária.





Compartilhar:
| WhatsApp