Através da iniciativa do Governo do Município de Sananduva, na manhã de segunda-feira (12), entidades estiveram reunidas para a assinatura do Termo de Cooperação que prevê a instalação do sistema de videomonitoramento urbano em Sananduva.
Para oferecer mais segurança à população, com a prevenção de atos de violência, a parceria entre o Governo do Município de Sananduva e o Conselho Pró-Segurança Pública - Consepro, visa a estruturação do sistema de monitoramento por vídeo para até 36 câmeras. Inicialmente são 12 câmeras de segurança instaladas em pontos com maior vulnerabilidade. Porém, como o sistema é modular, a capacidade pode ser aumentada conforme a demanda. As câmeras possuem alta definição de imagens e zoom de 20 vezes, que proporcionam um monitoramento seguro, estável, de alto desempenho e ótimo custo-benefício.
Com recursos próprios, o Município investe no projeto de videomonitoramento das ruas e avenidas da cidade cerca de R$ 80 mil. Esse valor compreende o aporte do sistema e aquisição de equipamentos de informática, mão de obra, material elétrico, entre outros. O projeto prevê a instalação das câmeras e equipamentos, instalação na sala de monitoramento, testes de sistema até o efetivo funcionamento. O prazo para execução e operação completa é de três meses.
Para o prefeito Leomar José Foscarini, essa conquista significa um avanço nas políticas públicas para a área de segurança em Sananduva. “Após a análise das experiências de outros municípios com o sistema de videomonitoramento, o projeto investido representa o atendimento das nossas necessidades. Estamos dando um passo muito importante e acredito que parcerias como essa só promovam o crescimento de Sananduva”, salientou o prefeito.
Estiveram presentes na reunião, o delegado de Polícia Civil, Hugo Rigo Junior, presidente da Consepro Primo Brunetto, tesoureiro do Consepro Neri Savi, vice-prefeito Loevir Benedetti, presidente da Câmara Antuir Pansera, representante da Creral Edilson Guzzo, responsável pela instalação Julio Pez, vereadores e secretários municipais.
Onde serão instaladas
As 12 câmeras instaladas inicialmente serão localizadas nos seguintes entroncamentos: