A Secretaria de Saúde através do Setor de Vigilância Epidemiológica, vem através deste comunicar o desabastecimento de Soros Antibotrópico (cobra) a nível federal.
No momento somente o Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, disponibiliza de tratamento, sendo que o mesmo atende 62 municípios da região.
A situação está muito critica, diante disso orientamos a população em geral a terem maior cuidado, evitando possíveis acidentes com cobra.
Seguem algumas orientações:
*Usar botas de cano longo ao entrar em contato com locais propícios a criação de cobras;
*Não acumular entulho, lixo doméstico, ferro velho, telhas e tijolos, mantendo limpo quintais, jardins e terrenos baldios;
*Ao aparar a grama, recolher as folhas caídas;
*Andar sempre calçado;
*Jamais introduzir a mão em frestas ou buracos no chão, como tocas de tatus e cupinzeiros;
*Olhar por onde caminha atenciosamente e em locais onde se deseja apanhar pequenos objetos ou animais;
*Fazer a limpeza de locais com vasta folhagem, usando botas, luvas e calças compridas;
*Os jardins devem ser limpos, a grama aparada e as plantas ornamentais e trepadeiras devem ser afastadas das casas e podadas para que os galhos não toquem o chão;
*Matagais e montes de folhas mais ou menos secas merecem atenção redobrada.
Segundo a Enfermeira Susana Maschio Navarini e a técnica de enfermagem Gisele de Marchi, estas são orientações e recomendações da 6ª Coordenadoria de Saúde, em virtude da situação caótica que se encontra a distribuição de soro antiofídico por parte dos órgãos federais.