Alterações no Calendário Nacional de Vacinação
A Administração de Sananduva, através da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o setor de Vigilância em Saúde comunicam o novo calendário Nacional de Vacinação. Conforme o PNI–Programa Nacional de Imunizações a partir de 01/01/2016 houve algumas mudanças no calendário básico de vacinação. Sendo que não acrescentaram nenhuma vacina nova, houve mudanças de idade e quantidade de doses. Apenas a substituição da vacina da pólio (gotinha) VOPt pela VOPbi, sendo que haverá extinção do componente tipo 2. Atualmente os riscos associados a este tipo de componente da VOPt supera os benefícios. Os riscos são de causar o pólio vírus circulante derivado da vacina e na resposta imunológica do vírus tipo 2 da VOPt aos outros componentes da vacina.
Estudos mostram que a vacina VOPbi é muito mais segura que a atual distribuída na rede pública. Sendo que devido a mudança a vacina da pólio VOPt atual terá que ser recolhida em todo o Brasil para descarte adequado. A partir de 01 de abril até agosto não será realizado nenhuma dose da vacina da pólio, sendo que estas crianças receberão a dose da VOPbi na campanha da pólio que será no final do mês de agosto colocando assim o seu calendário vacinal em dia. A vacina do HPV tornou-se rotina a partir deste ano, para meninas de 9 anos a 13 anos, 11 meses e 29 dias. Sendo que anteriormente foi realizado campanhas nas escolas para meninas de 11 a 13 anos, 11 meses e 29 dias, com a realização de duas doses e agendamento para um reforço para 5 anos após a primeira dose. Atualmente será aplicado somente duas doses com intervalo de 6 meses, sendo que o reforço foi extinto do calendário.
Segue uma tabela das adequações do calendário:
VACINA
COMO ERA
COMO FICOU
Pneumo 10
3 doses (2,4 e 6 meses) e reforço aos 12 messe
2 doses (2 e 4 meses) e reforço aos 12 meses
Meningo C
2 doses (3 e 5 mese) e reforço aos 12 meses
Mantém 2 doses e o reforço para 15 meses
Hepatite A
Dose única com 12 meses
Dose única com 15 meses
VIP (Vacina pólio inativada)
2 doses (2 e 4 mese)
3 doses (2, 4 e 6 meses
Qualquer dúvida a população deverá entrar em contato com a unidade de saúde onde pertence ou no setor de vigilância epidemiológica fone: 3343-3558 com Técnica de enfermagem Gisele ou Enfermeira Susana.