CAMPANHA DE VACINAÇÃO DO HPV NO MUNICÍPIO DE SANANDUVA – SEGUNDA DOSE
Publicado em 28/08/2014, Por Assessoria de Imprensa
A vacina do papiloma vírus humano 6, 11, 16 e 18 (recombinante) – vacina HPV, foi introduzida no Calendário Nacional de Vacinação como uma estratégia de saúde pública com o objetivo de reforçar as atuais ações de prevenção do câncer do colo do útero. Ela é destinada, neste ano de 2014, para adolescentes na faixa etária de 11 a 13 anos 11 meses e 29 dias.
A vacina aplicada no Brasil protege contra os quatro tipos mais recorrentes de HPV: 6, 11, 16 e 18 – os dois primeiros ligados a 90% das verrugas genitais e os dois últimos, a 70% dos casos de câncer de colo do útero. Ao todo, há mais de cem tipos de HPV, vírus transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas
infectadas.
Em 2011, 5.160 mulheres morreram em decorrência dessa doença, o terceiro câncer mais comum entre as brasileiras, atrás dos tumores de mama e colo retal. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 290 milhões de mulheres no mundo têm HPV. A vacina em conjunto com atuais ações para rastreamento do câncer do colo do útero possibilitará, nas próximas décadas, prevenir essa doença que representa hoje a segunda principal causa de morte por neoplasia entre mulheres no Brasil. Para garantir proteção completa, a imunização é de forma estendida, em três doses, com esquema vacinal 0, 6 e 60 meses.
A vacinação contra o HPV no SUS se iniciou em 10 de março deste ano e até o momento a cobertura vacinal nacional para a 1ª dose é de 85,67%, com 4.208.478 meninas vacinadas. Para a 2ª dose, que se iniciará em 1º de setembro de 2014, é necessário que todos os esforços sejam empreendidos para que altas coberturas vacinais sejam alcançadas, uma vez que a segunda dose da vacina é fundamental para garantir a proteção da adolescente até o recebimento da 3ª dose.
No município de Sananduva a mobilização para a aplicação da 2ª dose da vacina, engloba a Secretaria Municipal da Saúde em conjunto com a Secretaria Municipal da Educação. Cada Unidade Básica de Saúde será responsável pela organização da vacinação para as adolescentes que frequentam escolas dentro da sua área de abrangência.
Além da aplicação da 2ª dose para as adolescentes que já realizaram a 1ª etapa, será aplicado a 1ª dose para as que ainda não iniciaram o processo.
Cabe lembrar que a vacinação é uma forma de prevenção primária e não substitui o rastreamento do câncer, ou seja, a realização do exame cito patológico, nem o uso de preservativo em toda a relação sexual.
Compartilhar:
|
WhatsApp