NOTÍCIAS Ver todas

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÂO E CULTURA

Publicado em 02/07/2014, Por assessoria de imprensa

Aconteceu no dia 27 de junho, o 2º Encontro de Formação Continuada (FOCO) para Gestores e Coordenadores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Educação Infantil, do município de Sananduva. O 2º Encontro foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Gentil Antonio Tonial no qual, foi estudado e refletido a “Relação entre Secretaria de Educação e Escola na construção do currículo”.
A cada encontro do FOCO as participantes fazem o registro memória do assunto estudado. Neste encontro a Escola Santa Teresinha fez o registro do 1º Encontro com o seguinte texto:
Currículo Nacional e Currículo Escolar: convergências e desafios
O que é currículo? É um caminho interdisciplinar que orientará o trabalho do docente ou da equipe escolar. Esse deve ser planejado e executado em forma de projetos envolvendo todos os conteúdos e atividades que favoreçam e estimulem a ação-reflexão-ação e que tenham como norte o cidadão/aluno que se quer formar para atender as competências demandadas pela contemporaneidade. Deve atender o cenário social e cultural no qual a escola está inserida.
Cada um tem uma concepção sobre currículo: diversos conceitos, onde cada educador tem sua definição sobre o tema, a partir de sua cultura, pois cada escola tem sua própria realidade, sendo que todas buscam o sucesso educacional.
A cidadania, também, é um processo que nunca finda na escola e a sua garantia de qualidade está alicerçada na prática constante de atos que valorizem o ser humano em sua totalidade.
A proposta curricular refere-se especificamente ao currículo, as questões de aprendizagem, é local, envolve planejamento e deve ser acompanhado ao longo de todo o ano letivo; enquanto que o PPP tem um caráter mais amplo, global e administrativo.
Os PCNs não são obrigatórios, por isso nem todos conhecem, mas como o MEC/INEP utilizam nas suas avaliações externas eles tornaram-se importantes; enquanto as DCNs envolvem os temas transversais, são obrigatórios e trabalhados no cotidiano, formando a base comum nacional. Com eles foi possível contemplar, entre muitos temas, as questões das diferenças econômico-sociais.
Portanto, percebe-se que agora, com as DCNs, atualizadas em 2013, a educação nacional, de 04 a 17 anos está encaminhada e organizada com o objetivo de assegurar uma educação voltada para o aluno do século XXI.
Equipe Santa Teresinha





Compartilhar:
| WhatsApp