Investimentos em saúde e educação em Sananduva ultrapassam percentual exigido por lei
Publicado em 03/09/2013, Por Assessoria de Imprensa
Você sabia que os municípios gaúchos são obrigados a destinar, no mínimo, 15% da receita líquida para ações e serviços públicos de saúde e 25% para a manutenção e o desenvolvimento do ensino? Um banco de dados elaborado a partir de informações do Tribunal de Contas do Estado (TCE) detalha a relação completa das aplicações em saúde e educação de 496 prefeituras do Rio Grande do Sul em 2012. Os investimentos do Governo de Sananduva em educação e saúde ficaram acima dos limites mínimos constitucionais.
Através desse banco de dados é possível se atualizar quanto aos investimentos realizados nestas áreas. Em Sananduva, por exemplo, pode-se verificar que os investimentos ultrapassam os obrigatórios. O percentual da receita investida em educação é de 25,43% (quando o obrigatório é 25%), e o percentual da receita em saúde 23,17 (sendo obrigado a investir 15%). Para o prefeito Antonio Roberto Caldato, investir em saúde e educação é investir na qualidade de vida das pessoas. “Essa é a prova do nosso compromisso em melhorar a educação e a saúde e proporcionar mais dignidade a nossa gente, promovendo assim o desenvolvimento social e econômico do nosso Município. Dentro das nossas limitações financeiras procuraremos investir cada vez mais”, confirma o prefeito.
Entre os principais investimentos do Município em saúde estão o repasse de R$ 150 mil por mês ao Hospital Beneficente São João para manutenção do Plantão 24 horas, o convênio de prestação de serviços da Casa de Apoio para pacientes e familiares que precisam ficar em Passo Fundo para internação ou tratamento contínuo, plantão da Farmácia Básica até às 22h, pleno funcionamento do Programa SAMU Salvar, entre outros. Já em educação, com a construção do Ginásio de Esporte Atleta Cleci Cavalheiro de Souza e no Museu Municipal, como exemplo, ao mesmo tempo que se preserva a história das pessoas, uma nova história é construída. Os investimentos no conhecimento, esporte, cultura e lazer comprovam a melhoria no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb. Em 2011, a meta projetada era de 5,1% sendo atingidos 5,9%, reafirmando o comprometimento do Executivo Municipal com a aplicação de recursos na educação além do previsto pela legislação.
Compartilhar:
|
WhatsApp