Diferente de outros municípios brasileiros, Programa Samu está em pleno funcionamento em Sananduva
Publicado em 30/07/2013, Por Assessoria de Imprensa
Apesar de diariamente os meios de comunicação mostrarem ambulâncias do Programa Samu-Salvar desativadas por falta de recursos e/ou profissionais, em Sananduva este Programa está em pleno andamento desde a sua implantação no ano de 2009. No primeiro semestre de 2013, o valor do investimento do Município no Samu atingiu o montante de R$ 118.517,48.
Somente nos meses de janeiro a junho deste ano, o Programa Samu-Salvar de Sananduva prestou um total de 124 atendimentos, sendo 81 masculinos e 43 femininos. Destes atendimentos, 62 foram na área traumática, como colisões, atropelamentos, agressões físicas, quedas de motos e capotagens de veículos. Os demais atendimentos foram na área clínica, como casos respiratórios, cardiovasculares, neurológicos, obstétricos, alcoolismo, metabólicos e desmaios. Estes resultados mostram o benefício que o Programa trouxe a população, através de um atendimento mais qualificado, protegendo e mantendo os primeiros socorros das vítimas.
O serviço dispõe de uma ambulância de Suporte Básico e conta com uma equipe composta por quatro condutores, três técnicas, uma enfermeira e uma coordenadora. O Samu - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência deve ser acionado nos casos de pessoas com problemas cardiorrespiratórios, intoxicação, trauma ou queimadura grave, quadros infecciosos, trabalhos de parto, crises hipertensivas ou convulsivas, acidentes de trânsito com atropelamento, choque elétrico ou acidentes com produtos perigosos. O socorro é realizado após chamada telefônica gratuita para o número 192. A ligação será atendida por técnicos na Central de Regulação, onde é registrado o endereço e telefone, os quais transferem, imediatamente, o telefonema para o médico regulador que aciona a equipe.
Compartilhar:
|
WhatsApp