Fórum Municipal discute caminhos da educação
Publicado em 25/04/2013, Por Assessoria de Comunicação
Na tarde de quarta-feira (24), na Casa da Cultura de Sananduva, aconteceu o Fórum Municipal de Educação, promovido pela Secretaria de Educação e Cultura de Sananduva. O objetivo do Fórum foi colaborar nas decisões para a construção do Plano Nacional de Educação que tem vigência de 10 anos e também em preparação ao Plano Municipal de Educação que define uma política educacional para o Município.
O evento é preparatório ao Fórum Intermunicipal que acontecerá em Lagoa Vermelha com a presença dos municípios que compõe a Amunor. Estes eventos preparatórios são destinados a todos que se preocupam com a educação, a fim de discutir, refletir coletivamente e propor caminhos para a educação brasileira. Eles antecedem o encontro estadual e o II CONAE – Conferência Nacional de Educação, que acontece em fevereiro de 2014 em Brasília/DF.
Compuseram a mesa de autoridades no Fórum Municipal de Educação, o vice-prefeito Loevir Benedetti, representante da Câmara Municipal de Vereadores, vereador Vanderlei Guiotto, o secretário de Educação e Cultura, Leomar José Foscarini e o representante da UERGS, Reinaldo dos Santos. Estiveram presentes os representantes dos clubes de serviços, vereadores, diretores, professores, alunos, pais, imprensa e a comunidade em geral. O vice-prefeito destacou que esta é a oportunidade para se discutir a educação no Município, cuja finalidade é implantar políticas públicas significativas com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino.
A tarde foi dedicada a estudos de eixos centrais referentes a temática “O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração e os objetivos dela decorrentes”. Após a análise e discussão dos eixos propostos, foi elaborado o documento referência que apresenta um quadro com proposições e estratégias, indicando as responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes complementares e colaborativas entre os entes federados (União, estados, DF e municípios), tendo por princípios a garantia da participação popular, cooperação federativa e o regime de colaboração.
Compartilhar:
|
WhatsApp