Escola de Arte inicia atividades em Sananduva
Publicado em 31/05/2012, Por Assessoria de Imprensa
Iniciaram nesta segunda-feira, 28 de maio, as aulas do Projeto Escola de Arte, desenvolvido pela Associação Vida e Arte de Sananduva, financiado pelo sistema Pró-Cultura, da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, Lei nº 13.490/10. A Escola de Arte disponibiliza aos alunos o uso de instrumentos musicais e oferece aulas gratuitas de música (violão, gaita, acordeão, flauta e violino) e de dança (street dance, jazz, ballet, dança show e dança de salão).
O Projeto conta com o apoio da equipe da Casa da Cultura, pela coordenadora Silvia Regina Tartari Neves, que há muitos anos vem idealizando um local que pudesse suprir com a carência do município em oferecer atividades culturais para sua juventude. “As crianças que queriam estudar algum instrumento musical, precisavam ter os próprios instrumentos e pagar pelas aulas, assim como pelas aulas de dança. Isso dificultava o acesso de muitos à prática e ao estudo da música e da dança”, conta Silvia.
Um Projeto para mudar a realidade e uma empresa consciente
A pedagoga Silvia teve acesso ao resultado de uma pesquisa desenvolvida em 2011 pelo Projeto A União Faz a Vida, que investigou a uso de drogas no ambiente escolar, entrevistando 1.246 jovens entre 9 e 18 anos de idade, das escolas do Município. De acordo com a pesquisa, 57% dos alunos entrevistados já haviam tido contato com algum tipo de droga (bebida destilada, cerveja e cigarro foram as mais citadas, nesta ordem). Mas os números mais preocupantes foram os obtidos na pesquisa sobre as atividades praticadas fora do período das aulas: apenas 2% dos entrevistados praticavam alguma atividade cultural e o maior número deles, 17% assistiam televisão e 15% realizavam atividades no computador.
Munida destes dados, Silvia entrou em contato com a Associação Cultural Vida e Arte e juntos decidiram agir. Com a assistência de uma empresa especializada em produção cultural, a Associação iniciou o desenvolvimento do Projeto em agosto de 2011, e o encaminhou à SEDAC/PRÓ-CULTURA, para obtenção do financiamento. Neste tempo, o Projeto foi apresentado para a Vicato Alimentos, através do Sr. Renato Basso, que aderiu a causa. Hoje, a Vicato Alimentos é a patrocinadora oficial do Projeto, destinando parte do ICMS que paga para o Governo do Estado para o patrocínio da Escola de Arte.
De acordo com Zelia Tartari Brusco, presidente da Associação Vida e Arte, o apoio do Sr. Renato e da Vicato Alimentos foi fundamental para transformar o Projeto em realidade. “A sinergia de objetivos e de esforços dos envolvidos também foi imprescindível para que a Escola de Arte hoje seja uma oportunidade para que os jovens de Sananduva tenham uma opção de atividade fora da escola e acesso gratuito ao estudo da música e da dança”, completa.
Seja um incentivador da cultura em Sananduva
Este é o Projeto de maior visibilidade que a Associação Vida e Arte já desenvolveu desde que foi fundada, em 2006 e, de acordo com Zélia, é apenas o primeiro. Isso porque, a partir deste ano, o projeto Escola de Arte será renovado anualmente e a Associação ainda reserva algumas surpresas para o segundo semestre de 2012. Mas, para que a cultura da cidade continue a ser desenvolvida, os demais empresários e entidades precisam se sensibilizar em favor da causa. Quanto mais pessoas e empresas envolvidas, maiores as condições para a realização desta e de outras ações importantes. “Outras empresas já demonstraram a intenção de apoiar os projetos da Associação e esse apoio é imprescindível para nós e para a sociedade”, conta a presidente da Associação.
Todos sabem que a arte é um grande instrumento para ajudar na formação do caráter de crianças e adolescentes, interferindo de maneira positiva no processo de aprendizagem. Uma sociedade que apoia e proporciona a formação musical e a consciência corporal através da dança abre a possibilidade para a construção de um futuro melhor para seus membros e para si mesma. Com a Escola de Arte, um passo importante para a formação dos cidadãos sananduvenses foi dado. Além de oportunizar a prática de atividades alternativas extra-classe e ser um complemento para educação formal, a Escola de Arte representa, acima de tudo, um espaço onde os talentos dos nossos jovens podem agora florescer.
Compartilhar:
|
WhatsApp