NOTÍCIAS Ver todas

Parabéns Sananduva!

Publicado em 29/02/2012, Por Assessoria de Imprensa

O Município de Sananduva, antes de sua emancipação, fazia parte do 4º Distrito de Lagoa Vermelha, criado pelo Ato nº 42, de 7 de novembro de 1907. A primeira tentativa para conseguir a emancipação político-administrativa do distrito teve início em 1933, com a chegada do Dr. João Ricardo Silveira Netto. O movimento foi frustrado com a morte trágica do médico, ocorrida em 27 de janeiro de 1934.
Em 1949, as lideranças locais iniciaram mais um movimento para alcançar a tão sonhada emancipação. Um plebiscito chegou a ser realizado, mas mesmo que o “Sim” fosse vitorioso, a emancipação não ocorreu. Na ocasião, deveriam integrar o novo município os Distritos de Cacique Doble e Paim Filho. Como a Lei Estadual que regulamentava o processo estabelecia que a decisão deveria ser através da manifestação positiva dos Distritos, a tentativa ficou frustrada, pois nas outras duas unidades o “Não” foi vitorioso.
A luta não parou. Em 10 de agosto 1953, em reunião realizada no Salão Paroquial São Francisco, com a presença de cidadãos de São João da Urtiga e Ibiaçá, foi criada mais uma Comissão Emancipacionista, assim constituída: Padre Domingos de Nova Trento, Dr. Álvaro Miranda, Graciano Camozzato, Antônio Navarini, Vitório Zanin, Benjamin Brusco, Dr. Zigomar Luiz Leite, Rosalino Bertoldo, Primo Mondadori, Luiz Raymundi, Alfredo Alegretti e Zoilo Raymundi Leite. Em 21 de dezembro de 1953 foi realizado o plebiscito tendo sido amplamente vencido pelos partidários da Emancipação. No dia 15 de dezembro de 1954, o Governador do Estado Ernesto Dorneles sancionava a Lei Estadual nº 2521, que criava o Município de Sananduva, formado pelos Distritos de São João da Urtiga e Ibiaçá.
Finalmente, no dia 28 de fevereiro de 1955 foi instalado o Município. Na oportunidade tomaram posse os vereadores Orfelinto de Oliveira Flores, Victor Camozzato, Luiz Francisco Raymundi, Guido Alfredo Triches, Vitório Zanin, Benjamin Brusco e Hildebrando Lenzi. Em seguida, a Câmara Municipal deu posse ao primeiro prefeito, Antônio Navarini, que tinha como vice-prefeito, Graciano Camozzato.
Hoje, Sananduva ocupa um lugar de destaque entre os municípios da microrregião do Nordeste do Estado. Abrange uma área de 505 km², de posição geográfica privilegiada. Segundo os dados do IBGE, possui uma população de 15.359 habitantes. A principal atividade econômica está ligada a agricultura e pecuária. O cooperativismo e a agroindústria ocupam um papel muito importante no desenvolvimento econômico. A industrialização da madeira e a metalurgia também se destacam na formação do Produto Interno Bruto. O comércio e a prestação de serviços, nas mais diferentes atividades profissionais, oferecem à população local e regional produtos de alta qualidade. O progresso alcançado é resultado do trabalho e dedicação de todos aqueles que ao longo da história colaboraram com o crescimento da comunidade.





Compartilhar:
| WhatsApp