Secretaria de Saúde realiza ações contínuas de controle ao tabagismo
Publicado em 08/09/2011, Por Assessoria de Imprensa
No dia 31 de maio é comemorado o Dia Mundial Contra o Tabaco. Em prol desta data, a Secretaria Municipal de Saúde, através das Unidades Básicas de Saúde, se mobilizou realizando ações de conscientização sobre o ato de fumar, através da prevenção e promoção de ações de controle ao tabagismo.
A Unidade de Saúde São Roque, da Vila Jardim, realizou reunião mensal do Programa Bolsa Família com o tema “A importância de parar de fumar.” Nesta mesma ocasião foi lançado o primeiro grupo de apoio aos pacientes que desejam parar de fumar. Este grupo que abrange usuários da Unidade São Roque segue protocolos do Ministério da Saúde e servirá de incentivo para os próximos grupos a serem organizados, nas demais Unidades de Saúde do Município.
O grupo está em andamento há três meses com mais de seis encontros realizados e já é possível observar a importância deste apoio para as pessoas que fazem uso do tabaco e querem deixar de fumar para melhorar a qualidade de vida. Além deste, outros trabalhos de conscientização foram realizados. A Estratégia de Saúde da Família do Bairro Silos expôs um mural criativo que mostrou os problemas relacionados ao tabagismo.
Por que o fumo (cigarros, palheiros, charutos e cachimbo) faz mal à saúde?
Porque ao consumir esses produtos são introduzidas no organismo mais de 4.700 substâncias tóxicas como a nicotina (responsável pela dependência ou vício), monóxido de carbono (mesmo gás venenoso do escapamento de carros), alcatrão (com mais de 50 substâncias que provocam o câncer), e uma gama enorme de agrotóxicos usados no cultivo da folha do fumo.
Quais são as doenças causadas pelo fumo?
São mais de 50 doenças. As estatísticas mostram que os fumantes, comparados aos não fumantes, apresentam 10 vezes mais câncer de pulmão e vias aéreas superiores, doenças pulmonares obstrutivas crônica (como asma, enfisema pulmonar, bronquite crônica), 5 vezes mais doenças cardiocirculatória (como infarto, derrames, trombose) e todos outros cânceres que acometem os mais variados órgãos. Além destas, também causa impotência sexual, osteoporose, discriminação social, e outras. Os fumantes passivos (pessoas que convivem com fumantes) principalmente em ambientes fechados, correm o risco de ter as mesmas doenças que o fumante. Segundo o Dr. Pedro Carlos Leite, o ato de parar de fumar é a regra mais importante para prevenir doenças.
Compartilhar:
|
WhatsApp