Usina de lixo de Sananduva começa a funcionar em caráter experimental

Publicado em 29/03/2016, Por Assessoria de Imprensa

Após um longo período e esforço dispendido pela Administração Municipal de Sananduva, a Usina de Reciclagem e Compostagem de Lixo recebeu licença e autorização para seu funcionamento. Foi realizada uma dispensa de licitação para a contração de uma empresa de catadores, os quais já estão em caráter experimental operando naquele local. Segundo a Administração e a Secretaria competente, nos próximos dias será desencadeada uma campanha de conscientização envolvendo todos os segmentos da sociedade para desenvolver a prática da separação do lixo.

Mesmo assim, solicitamos a todos os munícipes que já podem iniciar este processo em suas residências, acondicionando o lixo em embalagens diferenciadas, visto que o caminhão que recolhe não prensará mais e ao chegar aquele local não será necessário os catadores abrirem todas as embalagens.

A reciclagem tem por objetivo recuperar e reutilizar resíduos, transformando-os novamente em substâncias e materiais úteis à sociedade, uma prática que vem se desenvolvendo enormemente nos países de primeiro mundo. Já nos países menos desenvolvidos é realizada de maneira rudimentar e pouco racional. Sugerimos desde já que você também já inicie a separação do lixo orgânico e inorgânico. Para efetuar a separação do lixo para a coleta seletiva é preciso saber a diferença entre os tipos de dejetos:

O lixo orgânico é aquele que pode ser transformado em composto orgânico, ou seja, adubo é encontrado em resíduos de origem animal e vegetal, como restos de carne, verduras, sementes e é um grande aliado da agricultura porque cultiva a plantação sem a utilização de adubos industrializados.

O lixo inorgânico é produto da atuação humana e vem de ações não naturais, ou seja, resíduos que o homem produz como plástico, papéis, metais, garrafas e etc. A desvantagem deste tipo de lixo é que a decomposição é demorada. Para o plástico se decompor, por exemplo, são precisos 100 anos em média. Enquanto ele não se dissolve, se for jogado em local impróprio, resulta em entupimento de bueiros e contribui para a poluição ambiental. Por isso é muito importante à separação do lixo ainda em casa.

Todos podem contribuir colocando o lixo no horário determinado para sua rua, acondicionando em vasilhames fortes para não furar ou rasgar e se possível colocar em lixeira e não no solo. Com algumas medidas simples evitamos a proliferação de baratas, insetos, roedores, mosquitos entre outros agentes nocivos à saúde. O problema da limpeza urbana é de todos e a responsabilidade por sua solução depende de cada cidadão. Tenha uma atitude de cidadania e contribua para a limpeza de nossa cidade e com a preservação do meio ambiente.