PREVENÇÃO ESCOLAR AO USO DE DROGAS NA ESCOLA MUNICIPAL SANTA TERESINHA

Publicado em 11/11/2014, Por Assessoria de Imprensa

Através do curso de extensão que foi proporcionado à distância pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC às educadoras da E. M. E. F. Santa Teresinha- Sananduva/ RS, Morgana M. de Lima e Rozemeri S. de Souza, motivou-as a desenvolverem o projeto de prevenção ao uso de drogas integrando as diferentes áreas de ensino com os alunos de 6º ao 9º ano. Tendo por objetivos desenvolver no grupo docente e discente a importância da abordagem do tema prevenção ao uso de drogas, por meio de atitudes educativas e sociais, inseridas no currículo escolar. Refletir sobre fatores de risco e de proteção e disseminar o modelo da “visão sistêmica” que o curso aborda como sendo um novo olhar para tratar do assunto drogas com os alunos e professores. O modelo tradicional, baseado na repressão, que estigmatiza o usuário e amedronta a população está superado. Hoje a prevenção está centrada no conhecimento da realidade, situações de risco, envolvimento com drogas como fator de relações sócio familiar, construção de vínculos afetivos e redes sociais de ajuda. O marco ideal para a prevenção do uso de drogas é que a escola como promotora de saúde desenvolva o sentido da responsabilidade individual, familiar e social a qual possibilita o pleno desenvolvimento físico, psíquico e social dos alunos, que favorece boas relações entre todos os membros da comunidade educativa e do seu entorno. As atividades desenvolvidas nesse projeto integraram as disciplinas de Ciências, Educação Física, Filosofia, Ensino Religioso, Língua Portuguesa e História. Através de palestras, pesquisas, análise de dados e imagens os alunos conseguiram esclarecer dúvidas, pensar quais são os fatores de risco e de proteção que consideram existentes na sua vida escolar, familiar e social. Com a colaboração do professor de educação física e treinador da ADS, Paulo Sartor os alunos puderam conhecer algumas das consequências do uso de anabolizantes e do doping. Ele ressaltou a importância da prática de exercício físico para levarmos uma vida saudável e se manter longe das drogas. Percebemos que abordar essa questão na escola é de suma importância, faz-se necessário nos dias atuais, podendo ser realizada de diferentes maneiras e em todas as disciplinas do currículo escolar. As atividades e reflexões foram bem sensibilizadoras, inclusive a que se utilizou a música “Compondo Caminhos” de Wilson Paim, que diz: “Só quem passou por essa experiência sabe o que é a droga e o quanto sofreu!”. Portanto, temos que ter a consciência de que como educadores, devemos sempre rever nosso currículo escolar, aplicando no nosso dia a dia de sala de aula as práticas que favoreçam a proteção e que criem um ambiente escolar atraente, onde o aluno motive-se aos estudos, fique bem informado e não seja alvo fácil das drogas que os cercam neste contexto da sociedade atual.