NOTÍCIAS Ver todas

Inscrições para bolsa de formadores do Programa Alfabetiza Tchê: até sexta-feira, 14/03.

Publicado em 12/03/2025, Por Assessoria de Comunicação

Encerram na próxima sexta-feira, 14/03, as inscrições para vagas de bolsistas/formadores, nível municipal, do Programa Estadual de Apoio à Alfabetização - “Alfabetiza Tchê”, conforme Edital Estadual Nº 002/2025. 

O Programa em regime de colaboração entre o Estado e municípios gaúchos é voltado para professores que terão acesso à formação continuada. Ao longo de 2025, os participantes do programa irão aprimorar teorias e práticas pedagógicas focadas na alfabetização infantil, explorando novas abordagens.  

As bolsas mensais capacitam os inscritos que serão responsáveis pela formação dos professores da rede pública,  o bolsista atuará como Formador Municipal. 

O Edital oportuniza o fortalecimento, em todo o Rio Grande do Sul, da equipe que compõe o Programa Alfabetiza Tchê.

Criada em 2022, a iniciativa é uma política pública que busca assegurar que todos os estudantes gaúchos das redes municipal e estadual estejam plenamente alfabetizados até o término do 2º ano do Ensino Fundamental.

 

ATENÇÃO:

Bolsista municipal: Acesse aqui o edital Nível Municipal 

**Processo seletivo somente em uma etapa. Os candidatos serão avaliados com base na formação acadêmica, experiência profissional e atuação na área de alfabetização. A pontuação máxima é de dez pontos, com critérios de desempate que priorizam maior carga horária como formador, maior titulação e idade (pessoas acima de 60 anos têm prioridade).

  • Perfil: formador(a) municipal de alfabetização.
  • Requisitos: formação superior em Pedagogia ou Letras, experiência comprovada em alfabetização e atuação como servidor público estadual ou municipal.
  • Carga horária: 16 horas/mês.

Datas importantes: 

  • Inscrições: até 14 de março de 2025.
  • Resultado final: 9 a 11 de abril de 2025.
  • Início das atividades: abril de 2025.

Formulário online para inscrições: Acesse aqui para INSCRIÇÃO

LEMBRE: anexe documentos comprobatórios, como currículo Lattes, certificados de formação e declarações de experiência profissional.

 

Sobre o Alfabetiza Tchê

Programa Estadual de Apoio à Alfabetização - “Alfabetiza Tchê”: As ações são desenvolvidas a partir de cinco eixos: fortalecimento da aprendizagem; fortalecimento da gestão municipal e escolar; formação de professores; avaliação externa, acompanhamento e monitoramento dos indicadores; e cooperação, articulação e incentivo. 

O programa beneficia estudantes da Educação Infantil (quatro a cinco anos) e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental em escolas das redes públicas (Fonte: educacao.rs.gov.br).

__________________________________________________
Secretaria de Educação, Cultura e Desportos - Secd. 

Endereço: Av. Salzano da Cunha, n 300, em cima do Banco do Brasil.

Contato: (54) 9 9632-0197

Horário de atendimento: Das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.

 





Compartilhar:
| WhatsApp