A Semana da Pátria foi aberta oficialmente, na manhã desta sexta-feira (1º), pelo Chefe do Executivo Municipal, Vermelho Pansera. O ato foi acompanhado pelo juiz da Comarca de Sananduva, Dr. Gabriel Pinós Sturtz, por secretários municipais, vereadores, Brigada Militar, servidores públicos, professores, alunos, representantes de entidades e da comunidade sananduvense.
Após a bênção do Fogo Simbólico da Pátria conduzido pelo padre Olívio Lúcio Dembogurski e a execução dos hinos, o secretário interino da Educação, Cultura e Desportos, Carlos José Picolotto, ressaltou a importância de reavivar os valores da brasilidade, do patriotismo, do civismo e do respeito.
Em seu pronunciamento, o prefeito Vermelho Pansera falou sobre a importância do momento. “Estamos homenageando a nossa Pátria e hoje destaco o trabalho que os profissionais da educação realizam com nossas crianças e adolescentes para ensiná-los. Também, devemos nos dedicar na defesa do ser humano e da nossa nação, a exemplo de Rui Barbosa de Oliveira, o Águia de Haia”, disse.
Ainda, após o hasteamento e o arriamento dos Pavilhões, respectivamente, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Teresinha e a Escola de Ensino Fundamental Geração Saber participaram do primeiro dia da Semana da Pátria com apresentações artísticas.