Você sabia que a sua doação pode salvar até 4 vidas?
Diariamente milhares de pessoas precisam de uma transfusão de sangue. Apesar disso, apenas 1,6% da população doa. Por isso, no Dia Mundial do Doador de Sangue, nós queremos pedir a sua colaboração.
Como o frio chegou mais cedo esse ano, os bancos de sangue estão com os estoques em baixa. A diminuição de doações pode prejudicar o atendimento nos hospitais, afetando a realização de cirurgias e outros procedimentos. A doação de sangue é um gesto de solidariedade e salva vidas.
Confira abaixo alguns requisitos para ser um doador:
• Estar alimentado;
• Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas;
• A frequência máxima anual para as mulheres é de três doações e para os homens de quatro doações;
• Podem doar sangue pessoas entre 16 anos e 69 anos que estejam pesando mais de 50 quilos;
• Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente;
• O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro.
Sananduva dispõe da Associação Rosalina Maria Rafagnin dos Santos, mantenedora do Projeto Solidariedade nas Veias. A Associação realiza uma ou duas viagens mensais para doação de sangue no Hemopasso e/ou no Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo. A viagem não tem custo.
Para informações e agendamentos, os contatos são:
Projeto Solidariedade nas Veias: (54) 99651.9474
Hemopasso: (54) 3311.1427 – Doação de sangue de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h30min, sob agendamento prévio.
Serviço de Hemoterapia do HSVP: (54) 3316.4087 – doação de sangue de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, sem agendamento prévio.