O local vai concentrar esforços em monitoramento e combate à doença
A partir da próxima semana, a comunidade sananduvense vai contar com uma ampla estrutura, centralizada e exclusiva para atendimento de pacientes com síndromes gripais causadas ou não pelo coronavírus: é o Centro Municipal de Atendimento à Covid-19. Entre os principais objetivos da iniciativa está a organização dos fluxos de acolhimento para um único local, preservando o atendimento do Hospital Beneficente São João para os casos mais graves da doença.
O espaço vai passar a ser a referência de saúde para enfrentamento da doença em âmbito municipal. A centralização vai desafogar os atendimentos de Covid-19 das Unidades Básicas de Saúde, não prejudicando os atendimentos de outros casos e permitindo que os demais serviços tenham continuidade. Além disso, vai reduzir a circulação de pessoas com sintomas leves em outros serviços de saúde. Todas as despesas para manutenção do Centro Municipal de Atendimento à Covid-19, como equipamentos, insumos, profissionais, entre outros, serão provenientes de recursos próprios.
O Governo do Município de Sananduva agradece à família Camozzato por autorizar a utilização do espaço de sua propriedade que abrigará temporariamente o Centro Municipal de Atendimento à Covid-19, colaborando com a comunidade sananduvense e somando esforços para o combate à doença.
Como vai funcionar
O Centro Municipal vai contar com atendimento de profissionais da Atenção Básica que serão remanejados para atuação no local. A equipe vai ser composta por médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, além de equipe administrativa, de higienização e dispensação de medicamentos.
Os pacientes com sintomas respiratórios serão avaliados (triados) e orientados pela equipe de enfermagem, levando em consideração os sintomas e o número de dias desses sintomas. Se for o caso, passam para avaliação médica estando disponível a medicação dispensada pela Atenção Básica. Em caso de necessidade, haverá local adequado para observação dos pacientes.
O espaço de saúde vai funcionar a partir da próxima segunda-feira (22) em local estratégico. É na Avenida Fiorentino Bacchi, em frente à Brigada Militar. O atendimento vai ser das 7h30min às 11h30min e das 13h às 22h, de segunda a sexta-feira. Para informações e orientações referentes à doença, o telefone de contato do Centro é (54) 9 8427.1502.