NOTÍCIAS Ver todas

SAMU Sananduva comemora 10 anos de existência

Publicado em 10/12/2020, Por Assessoria de Comunicação

 

Criado em 2003 pelo Ministério da Saúde, a Política Nacional de Atenção às Urgências implantou uma ampla rede de atendimento prestando socorro à população em casos de emergência, o Samu.

 

O SAMU é um serviço pré-hospitalar móvel, ou, atendimento móvel de urgência. Atua buscando chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à saúde (de natureza clínica ou traumática), 24 horas por dia 7 dias da semana, onde é necessário, atendimento e/ou transporte adequado a um serviço de saúde hierarquizado e integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

 Este modelo de atendimento foi copiado da França que possui o serviço desde, 1986, e utiliza a mesma sigla: SAMU (Service d´Aide Médicale d´Urgence).

 

Em Sananduva,  o Samu iniciou suas atividades de atendimento na base no dia 08 de dezembro de 2010, porém a assinatura do convênio, adequação da base de atendimento e ambulância; composição e treinamento da equipe iniciou-se um tempo antes.

 Na época iniciaram o serviço 11 profissionais sendo 05 condutores, 05 técnicos de enfermagem e 01 enfermeira responsável técnica, na época Enfermeira, Vanusa do Santos Zenere; que participou desde a implantação, treinamento da equipe e divulgação do serviço, juntamente com a equipe na comunidade e na mídia local, sendo que a Enfermeira Vanusa integrou a equipe até meados de 2012 quando a Enfermeira  Micheli da Silva Perin assumi a coordenação técnica do serviço atuando até hoje.

Hoje contamos com 09 profissionais na equipe 04 condutores, 04 técnicos de enfermagem e 01 enfermeiro responsável técnico. Nossa ambulância é de serviço de atendimento básico (USB), composta por 01 técnico de enfermagem e 01 condutor, que atende pelo número 192, regulada pela central de Porto Alegre a qual  recebe os chamados e direciona a equipe para atendimento.

Nestes 10 anos  aproximadamente 2600 pacientes receberam atendimento prestados pela equipe sem contar os cancelamentos de chamado e recusa de atendimento, numa média de 260 chamados ao ano.

São 10 anos atendendo a comunidade, salvando vidas, com profissionais dedicados e apaixonados pelo serviço que prestam a comunidade. 

Nestes 10 anos foram muitas dificuldades, desafios, vitórias e derrotas que surgiram; porém não podemos deixar de agradecer a cada um que colaborou e colabora para que possamos ter um serviço de qualidade; em especial a população sananduvense que solicita e acredita no serviço, mesmo sabendo que ainda existem dificuldades e problemas a serem resolvidos. Temos muito ainda a evoluir e aprender como profissionais e pessoas, mas no momento só temos a agradecer à todos. O Governo do Município de Sananduva parabeniza aos profissionais pela atuação durante esses 10 anos contribuindo com a qualidade de vida dos sananduvenses e salvando muitas vidas.

 

 

 





Compartilhar:
| WhatsApp