Em decorrência da publicação do Decreto Estadual 55.240, de 10 de maio 2020, que instituiu o novo modelo de distanciamento controlado no RS, o Governo do Município de Sananduva adota o sistema em substituição às regras até então vigentes para o funcionamento das atividades econômicas. Agora, o funcionamento dos estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços estão condicionados à bandeira estabelecida a cada semana por decretos do Estado.
O modelo estadual apresenta medidas que vão ao encontro de protocolos já em andamento em Sananduva, como o uso obrigatório de máscaras, regras de higiene e distanciamento. No novo modelo, o Rio Grande do Sul foi dividido em 20 regiões e cada uma será avaliada por meio de 11 indicadores consolidados em dois grandes grupos, que são: propagação (velocidade do avanço, estágio da evolução e incidência de novos casos de coronavírus sobre a população) e a capacidade de atendimento do sistema de saúde da região.
O distanciamento controlado prevê quatro níveis de restrições, representados por bandeiras nas cores amarela, laranja, vermelha e preta. Nesta primeira semana, a macrorregião Norte na qual Sananduva foi inserida, está com a bandeira laranja, que significa risco médio para coronavírus. Empresários devem se adaptar às novas regras estaduais e observar o cumprimento das medidas previstas para os diferentes setores econômicos até o dia 17/05.
Clique e acesse o Decreto Estadual 55.240, com o novo modelo de distanciamento controlado: https://is.gd/nSqEQ2
Acesse o link para o Decreto 55.241, que determina a aplicação das medidas sanitárias segmentadas: https://is.gd/ZF1Bbv
O monitoramento das diferentes regiões está disponível em https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br.