NOTÍCIAS Ver todas

Projeto A Melhor Idade é Agora. Cuidar a Saúde Para Não Tratar a DoençaProjeto A Melhor Idade é Agora. Cuidar a Saúde Para Não Tratar a Doença

Publicado em 12/03/2020, Por Assessoria de Comunicação

O Brasil envelhece de forma rápida e intensa. Segundo o IBGE, a população idosa brasileira é composta por mais de 29.374 milhões de pessoas, totalizando 14,3% da população total do país. A expectativa de vida, para ambos os sexos, aumentou para 75,72 anos, sendo 79,31 anos para a mulher e 72,18 para o homem.

O sedentarismo já é considerado o maior fator de risco para doença deste milênio. Os efeitos associados à inatividade física-mental acarretam no comprometimento da saúde, levando o homem à dependência de terceiros na velhice. Com o aumento destes anos a mais, se faz necessárias condições para a obtenção de autonomia, independência para as atividades cotidianas.

O mundo moderno trouxe consigo muitas mudanças o que acarretou sérias consequências na saúde das pessoas devido ao aumento dos fatores de risco de maior prevalência como: alimentação inadequada, obesidade, alcoolismo, tabagismo, ausência de atividade física ocasionando doenças crônicas não transmissíveis como Diabetes, Hipertensão Arterial, Doenças Cardiovasculares, Obesidade, Depressão e Neoplasias. Mas é possível revertermos este quadro adotando medidas de grande impacto como ações coletivas às práticas corporais e cognitivas para promover qualidade de vida e reduzir a vulnerabilidade a riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes. Por esse motivo, o Governo do Município de Sananduva através da Unidade Básica de Saúde do Silos estará trabalhando o "Projeto A Melhor Idade é Agora. Cuidar a Saúde Para Não Tratar a Doença", e temos certeza absoluta de que ele terá um impacto extremamente positivo na vida de todos os idosos envolvidos, proporcionando um envelhecimento ativo e saudável.

A metodologia a ser aplicada para a execução deste projeto consiste em grupos quinzenais com atividade laborais, cognitivas e educativas, desenvolvida pelos profissionais da UBS, parceiros e/ou convidados.

O primeiro encontro acontecerá dia 24/03/2020 às 13h30min, no salão comunitário da capela Sagrada Família do bairro Silos, neste momento será apresentado o projeto para os participantes do grupo, entrega das carteirinhas do idoso, aferição da pressão arterial, teste de glicemia capilar (HGT). Verificação dos sinais vitais, testes rápidos das HB, HC, Sífilis e HIV. O propósito dos encontros será trabalhar as questões cognitivas dos idosos, diminuindo sua dependência e estimulando o autocuidado.




Compartilhar:
| WhatsApp