A educação muda vidas. Ela deve ser prioridade sempre, pela vida toda. Lutar pela educação e por melhores condições de ensino é cuidar das pessoas, cuidar do futuro. Por isso, com imensa alegria e satisfação, foi entregue à comunidade na manhã do dia 28 de fevereiro uma obra tão polêmica e fruto de muita dedicação do Executivo Municipal para que a sua conclusão fosse realizada: a Escola Municipal de Educação Infantil – Pró Infância.
Após o Governo do Município de Sananduva assumir a responsabilidade para retomar as obras da Escola, localizada no Bairro Giusti, ela finalmente está concluída. Uma grande conquista para a comunidade sananduvense que pode agora contar com mais esta instituição de ensino com capacidade para 112 alunos em período integral.
Conquista para a Educação
A obra ficou parada desde 2013 quando a empresa contratada pelo Governo Federal para construção de escolas em centenas de municípios, incluindo Sananduva, alegou falência. Poucas destas escolas licitadas foram concluídas na época. A obra que inicialmente era de responsabilidade da União, através do FNDE, ficou paralisada por anos devido à burocracia. Mesmo o Município notificando a empresa diversas vezes e acionando na Justiça, a mesma não retomou os serviços. Foram meses de reuniões e viagens em busca de alternativas para a conclusão. Após uma nova licitação, finalmente em 2018 foi assinada a ordem de serviço para a retomada dos trabalhos sob responsabilidade do Município de Sananduva.
Agora a Escola está pronta e em funcionamento, atendendo a demanda das crianças com até 5 anos de idade que residem nos bairros próximos. Com área total de 1.339,19 m², conta com salas de educação (creche e pré-escola), vestiários, sanitários infantis e adultos, sala de repouso, alimentação, lactário, fraldário, rouparia, além de despensa, cozinha, lavanderia, copa, diretoria, recepção, sala de professores, secretaria, playground externo, pátio e passarela. Uma infraestrutura completa e moderna. A obra que contou com investimentos de mais de R$ 1,13 milhão é comemorada por toda a comunidade pela sua importância na formação humana e educacional.
Trabalho, empenho e solidariedade
Na Escola está o resultado do trabalho, do empenho e da solidariedade de muitas pessoas, como a senhora Amabile Giusti, conhecida carinhosamente como Nona Amabile, que doou o terreno em que hoje se encontra a Escola. Durante a inauguração, Nona Amabile e seus familiares foram homenageados pelo Executivo Municipal, em nome de toda a comunidade sananduvense, como forma de agradecimento. Também foram homenageados o prefeito de São Sepé, Léo Girardello, a ex-coordenadora de Educação da Famurs, Marlise Fernandes, que não pode estar presente por motivo de força maior, e o senador Luis Carlos Heinze, pelo engajamento e esforço para a resolução do impasse que se tornou esta obra.
Prestigiaram a inauguração, além do prefeito de São Sepé, Léo Girardello, e do senador Luis Carlos Heinze, autoridades locais, funcionários, pais, convidados, imprensa e a comunidade local. Em pronunciamento, o prefeito Léo Girardello falou comovido da saga percorrida ao lado do prefeito de Sananduva em busca de resolução da obra que também ficou abandonada em São Sepé. “Percorremos um caminho árduo e difícil, sempre nos apoiando. Agradeço imensamente a oportunidade de estar aqui. Trago hoje a minha equipe de engenharia para visitar esta obra e se Deus permitir em 60 dias inauguramos a nossa Escola”, disse. Visivelmente emocionado, o prefeito Leomar José Foscarini agradeceu todas as pessoas que direta ou indiretamente contribuíram para que a inauguração fosse possível.
O senador Luis Carlos Heinze fez questão de estar presente na inauguração, ele que acompanhou o caso desde o início e deu suporte para que a Escola fosse finalizada. “Imagino que muitas vezes os prefeitos foram criticados pelas obras abandonadas, sem ter culpa alguma. O que vocês conseguiram aqui em Sananduva é investimento de qualidade, é garantir educação para as suas crianças. Esse momento é histórico, parabéns e que belo exemplo vocês se tornaram para todos os municípios que ainda enfrentam esse problema pelo Brasil afora”, afirmou o senador.
Bairro Giusti ganha nova Praça
Aproveitando a ocasião, o Executivo de Sananduva lançou mais uma importante obra para a comunidade do Bairro Giusti: a construção da Praça, localizada ao lado da Escola. Serão investidos R$ 157.131,01, recursos próprios do Município. A Praça vai contar com pista de caminhada, academia ao ar livre, parque infantil e espaço de descanso, uma área de saúde e lazer que foi comemorada e aplaudida pelos moradores presentes.