No último sábado, dia 15 de fevereiro, foi o dia de mobilização da Campanha de Vacinação contra o Sarampo. A Campanha acontece no período de 10 de fevereiro a 13 de março e contempla a faixa etária de 05 a 19 anos de idade.
Todas as Unidades de Saúde do Município estiveram abertas das 8h às 17h. Compareceram nas Unidades 366 crianças e adolescente de 05 a 19 anos, sendo administradas 13 vacinas de prevenção ao sarampo. Neste dia também foi realizada a atualização da caderneta de vacinação. Segundo a Vigilância Epidemiológica do Município, aproximadamente mil pessoas estiveram nas Unidades e foram administradas 412 vacinas que fazem parte do calendário vacinal. A coordenadora da Atenção Básica, Vanusa dos Santos Zenere, confirma que a Campanha teve uma ótima adesão da população sananduvense. “Estamos muito felizes com a movimentação da Campanha e com o comprometimento de todos. É fundamental prevenir através da vacinação”, explica. A Campanha segue até dia 13 de março.
Neste mesmo dia foram desenvolvidas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, com entrega de folders, orientações e cloração de reservatórios de água, atividades essas que continuarão acontecendo até atingir a totalidade do público-alvo. A coordenadora da Vigilância em Saúde do Município, Maríndia Crestani Fagundes, salienta que toda a população deve estar comprometida com ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela Urbana. Cada um deve fazer a sua parte já que Sananduva apresenta uma alta taxa de infestação do mosquito Aedes, apresentando risco alto de epidemia, demonstrando uma necessidade urgente na intensificação do combate ao vetor.