O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, grave e extremamente contagiosa, a transmissão se dá diretamente de pessoa a pessoa, através de secreções nasofaríngeas, expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes, esse dado justifica a importância da vacinação. O objetivo da Campanha de Vacinação contra o Sarampo é interromper a circulação do vírus do sarampo, e proteger os grupos mais acometidos pela doença no país.
A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo está na segunda etapa que acontece no período de 18/11 a 30/11 e contempla adultos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. O dia de mobilização acontece em 30/11, A estimativa do Município é de que compareçam as Unidades de Saúde mais de 2 mil pessoas na faixa etária durante o período da Campanha. Em Sananduva não há nenhum caso confirmado até o momento.
Não esqueça: no sábado (30) todas as Unidades de Saúde estarão abertas para a realização da vacina. A população-alvo da Campanha deve procurar a Unidade de Saúde que pertence, no período da realização da mesma, com a caderneta de vacinação para conferência e se necessário a aplicação das vacinas. Também no dia 30, em prol do Dezembro Vermelho, campanha de prevenção ao HIV/Aids do Programa Sananduva De Cor & Ação, serão ofertados os testes rápidos para Hepatites Virais B e C, Sífilis e HIV/Aids.