Nesta sexta-feira (16) foi publicado no Diário Oficial do Estado a homologação da Situação de Emergência no Município de Sananduva em virtude da enxurrada registrada no mês de janeiro.
A homologação do Estado leva em consideração o Decreto Municipal n° 6.435, que determinou situação de emergência nas áreas do Município afetadas pelas fortes chuvas que tiveram média superior à prevista para esta época do mês, causando prejuízos econômicos, dificultando e interrompendo a trafegabilidade de veículos. Também considerou o Parecer da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – Compdec e o Parecer da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil.
Os danos atingiram as áreas urbana e rural, afetando na sede, casas de comércio, residências, escolas, creche, vias públicas, pontes e bueiros. Já na área rural afetaram estradas, pontes, bueiros, agricultura, pecuária e a bacia leiteira. Devido aos acontecimentos, o Município disponibilizou todo aparato necessário para minimizar os efeitos do desastre.
Agora, o Município aguarda o reconhecimento da Situação de Emergência por parte da Secretaria Nacional de Defesa Civil.