Na manhã de sábado (12), um grupo de voluntários se reuniu para o mutirão de recolhimento de lixo descartado incorretamente às margens da via situada na saída para a Comunidade de Linha Progresso. O esforço do Governo do Município de Sananduva com a colaboração de cidadãos voluntários partiu da preocupação com a saúde das pessoas e a preservação do meio ambiente.
O local estava sendo utilizado por alguns indivíduos no descarte de lixo, mesmo com o recolhimento sendo realizado diariamente e de forma seletiva, demandando um custo considerável ao Município. Atualmente existem dois caminhões fazendo a coleta de lixo seco e orgânico para evitar cenários como este. O mutirão buscou também conscientizar esses moradores sobre o descarte dos resíduos de maneira correta.
Esta medida foi adotada a partir da situação lamentável com que se encontrava o trecho. Ao todo, foram coletados mais de 80 m3 de lixo, como materiais plásticos, animais mortos, embalagens, roupas, calçados, móveis, entulho de construção e outros que impressionaram a equipe. O prefeito municipal agradeceu as pessoas que participaram do mutirão, destacando a união dos presentes para promover a conscientização. “Precisamos demonstrar com as nossas atitudes o respeito à natureza e ao próximo para que possamos construir um lugar cada vez melhor de se viver”, completou o prefeito. Ações como essa devem se repetir em outras ocasiões, a fim de envolver a comunidade.
O despejo de lixo na natureza é crime e deve ser denunciado para a Patram no fone (54) 3352.1425 ou na Prefeitura de Sananduva (54) 3343.1266.
Resíduos especiais
O mutirão fez parte das demais ações e campanhas de conscientização para o descarte correto do lixo realizadas em Sananduva desde o início do ano. Através delas acontece o recolhimento de materiais como pneus, eletrônicos, lâmpadas, pilhas, embalagens de agrotóxicos que recebem a destinação correta. Fique atento ao descarte de resíduos especiais e as campanhas de recolhimentos.