A Secretaria da Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, informa e esclarece que houve mudança no esquema vacinal da febre amarela a partir de abril deste ano.
Através da nota informativa nº 94 de 2017, o Ministério da Saúde indica dose única da vacina da febre amarela para áreas com recomendação da vacinação em todo país. A dose de reforço não é mais recomendada por considerar que a imunidade protetora desenvolve-se dentro de 30 dias para cerca de 90% das pessoas que recebem uma dose da vacina. A população alvo a ser vacinada são crianças de nove meses até pessoas de 59 anos de idade. Portanto, a pessoa que já recebeu uma dose da vacina da febre amarela ao longo da vida será considerada vacinada.
É importante salientar que no momento esta vacina está em falta no Estado e por isso o Município de Sananduva não recebeu doses nos meses de março e abril, não possuindo assim estoque disponível para a administração da vacina. Quando a distribuição normalizar, a mesma vai ser feita na Unidade Central de Saúde Dr. Jaime da Cunha, nas terças e quintas-feiras.