Conforme informações presadas pela Secretaria Municipal de Saúde e setor de Vigilância em Saúde do Município, paciente internado no Hospital Beneficente São João é suspeito de ter sido infectado com a dengue.
Diante do fato, nesta sexta-feira (19) profissionais da 6ª Coordenadoria de Saúde de passo Fundo, estarão em Sananduva, com o objetivo de orientar funcionários da Secretaria da saúde e vigilância em saúde, a fazer aplicação do chamado fumacê, uma das técnicas que faz com que o mosquito morra.
Por esse motivo estão solicitando que os moradores da Rua Benjamin Brusco e arredores, deixem as portas e janelas abertas, no sentido de que se há mosquitos dentro de casa eles possam ser alcançados pelo fumacê, já que essa aplicação não oferece riscos a saúde das pessoas.
Vale repetir as dicas que devem ser tomados para prevenir a proliferação do Aedes aegypti:
- Fechar caixas d'água, tonéis e latões;
- Limpar com escova os bebedouros de animais;
– Guardar garrafas vazias com o gargalo para baixo;
- Guardar pneus velhos sob abrigos;
- Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises;
- Não acumular água nos vasos de plantas, substituindo por areia;
- Colocar embalagens de vidro, lata e plástico em lixeiras fechadas;
- Manter a piscina tratada;
- Verificar se os ralos estão desentupidos e, se não estiver usando, deixar fechados ou com telas;
- Observar a bandeja externa de água na parte de trás da geladeira.
Ações cotidianas, concretas e voluntárias permitem a qualquer pessoa contribuir para a preservação do meio ambiente e melhorar a qualidade de vida de todos. Faça a sua parte e assuma uma postura positiva e verdadeira diante da vida e diante da saúde de sua cidade.