A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, também conhecida como gripe, é um problema de Saúde Pública, pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de risco, a principal intervenção preventiva é a vacinação.
No Rio Grande do Sul, a vacinação contra a gripe iniciou na segunda-feira (27), uma semana antes do calendário nacional.
A antecipação é uma estratégia definida pela Secretaria Estadual da Saúde, com o aval de entidades médicas, com o objetivo de imunizar as pessoas dos grupos de risco antes da chegada do clima frio, pois a vacina oferece maior proteção após três ou quatro semanas depois de ser aplicada.
Nos outros estados, a imunização começa no dia 4 de maio. O período de vacinação será realizado até o dia 22 de maio. No dia 9, um sábado, será realizado o Dia de Mobilização Nacional. O objetivo da imunização é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população-alvo para a vacinação.
A Campanha em Sananduva será realizada de 27 de abril a 22 de maio, sendo dia 09 de maio o dia da Mobilização Nacional (Dia “D”), neste dia todas as Unidades de Saúde estarão abertas das 8 às 17hs, sem intervalo ao meio-dia.
Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinados os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional, conforme orientação do Ministério da Saúde. Para a vacinação deste grupo, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada.
A meta é vacinar, pelo menos, 80% de cada um dos grupos prioritários.
Previna-se contra Influenza!
Dia 09 de maio todas as Unidades de Saúde estarão abertas exclusivamente para vacinação dos grupos prioritários contra o vírus da influenza.
Vacine-se!