Publicado em 05/02/2014, Por Assessoria de Imprensa
No dia 31 de janeiro de 2014 reuniram-se na Câmara de Vereadores os Agentes Comunitários de Saúde e um profissional técnico de cada Unidade Básica de Saúde para iniciar os trabalhos referentes à instalação do e-SUS –AB, no Município de Sananduva. As atividades da tarde foram coordenadas pela Enfermeira Coordenadora Vanusa e a Técnica de Enfermagem Sabrina, que anteriormente estiveram em Porto Alegre, onde participaram de uma capacitação sobre esta nova estratégia.
De acordo com informações do Ministério da Saúde o e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico.
"Segundo a Enfermeira Vanusa dos Santos Zenere, o e-SUS está na primeira fase de implantação, onde os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) capacitados estarão cadastrando todas as famílias, através do cadastro domiciliar e também o cadastro individual. Ressalta a importância das pessoas estarem disponibilizando um tempo de atenção para os agentes fazerem os cadastros, pois esclarece que é um processo um pouco demorado e necessita de algumas documentações. Ainda solicitou o apoio da população sananduvense para que até a metade do ano possamos estar com esta estratégia implantada e enviando os dados de produção para o Ministério da Saúde o que garante recursos destinados ao Município de Sananduva”.