Equipe de saúde atualiza vacinação dos funcionários da Vicato
Publicado em 08/11/2013, Por assessoria de imprensa
A Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador com objetivo de reduzir os acidentes e doenças relacionadas ao trabalho são realizadas ações de promoção, reabilitação e vigilância na área de saúde.
Pensando na Saúde do Trabalhador a equipe da vigilância em saúde do trabalhador, juntamente com outros profissionais da Atenção básica, estiveram na empresa Vicato Alimentos, para vacinação de todos os servidores. Foram disponibilizadas as vacinas do Tétano e Hepatite B. No mês de outubro foram vacinados 47 funcionários.
Tétano: Doença infecciosa aguda não contagiosa, causada pelo Closridium tetani, este pode ser encontrado na pele, fezes, terra, galhos, arbustos, águas putrefadas, poeira das ruas e trato instetinal de alguns animais. Não há transmissão direta de um indivíduo para outro, a infecção ocorre pela introdução de esporos em lesões, cortes, arranhões na pele e mucosas,ferimentos superficiais ou profundos de qualquer natureza. A imunidade permanente é conferida pela vacina. Recomenda-se três doses e um reforço a cada 10 anos, ou a cada 5 anos se gestante ou ferimento grave.
Hepatite B: É uma doença provocada pelo vírus tipo B, que tem preferência por infectar os hepatócitos, as células do fígado causando um processo inflamatório crônico. Uma pessoa infectada pelo vírus pode desenvolver as seguintes formas da doença: hepatite aguda, crônica ou fulminante (forma rara da doença). O vírus está presente no sangue, na saliva, no sêmen e nas secreções vaginais da pessoa infectada. A maneira mais segura e eficaz de prevenir a infecção pelo VHP é tomar as três doses da vacina contra a hepatite B , assim distribuídas: a primeira, a segunda 30dias após a primeira e a terceira seis meses depois da pri