Corsan se reúne em audiência com o Executivo
Publicado em 25/06/2013, Por Assessoria de Comunicação
O superintendente Regional Planalto da Corsan, Paulo Berta, esteve em audiência com o Executivo, dia 20/06, a fim de consolidar e renovar a parceria com Sananduva. Também, para tratar do Plano de Saneamento Básico que está sendo elaborado pelo Município.
Dos 315 municípios que a Corsan atende, 98% possuem sistema de abastecimento de água. No momento, o compromisso é com relação ao esgotamento sanitário que prevê o recolhimento e o tratamento com destino final dos resíduos. As medidas de saneamento básico garantem melhores condições de saúde para as pessoas, evitando a contaminação e proliferação de doenças. Ao mesmo tempo, garante-se a preservação do meio ambiente.
Segundo o superintendente, para municípios com o mesmo porte de Sananduva, o montante aproximado para iniciar o projeto de esgotamento sanitário seria de R$ 10 milhões, valor muito acima do necessário para implantar o sistema de água. Berta afirma que um passo muito importante já concluído pelo Município foi a elaboração dos dois eixos do Plano de Saneamento Básico (água e esgoto), que dá suporte às demandas de Sananduva.
Os dois eixos elaborados do Plano Municipal de Saneamento Básico trata do diagnóstico, através de vasto levantamento fotográfico, dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário na área urbana e rural do Município, bem como as metas e ações a serem realizadas nos próximos 25 anos. Essas metas buscam implementar a universalização do abastecimento de água e esgotamento sanitário e durante a vigência do convênio elas podem ser executadas a curto, médio e longo prazo.
Agora, o Executivo vai elaborar no segundo semestre deste ano os dois eixos restantes do Plano de Saneamento Básico que são referentes a drenagem pluvial e resíduos sólidos. Para isso, ficou definida a formação de uma comissão. Com base no Plano, a Corsan vai contratar um estudo de concepção que se tornará um projeto executivo previsto para ocorrer a médio e longo prazo. Após o projeto executivo inicia o processo licitatório que antecede a execução do mesmo.
Compartilhar:
|
WhatsApp