Município sedia capacitação regional para agentes de endemias
Publicado em 14/05/2013, Por Assessoria de Comunicação
Sananduva sediou na terça-feira (14/05), na Casa da Cultura Hilário Copatti, a capacitação regional para agentes de endemias, realizada pela 6ª Coordenadoria de Saúde e Centro Estadual de Vigilância em Saúde.
A capacitação foi referente ao programa de vigilância dos vetores da doença de Chagas. Participaram os municípios de Tapejara, Lagoa Vermelha, Machadinho, Ibiaçá, Água Santa, Tupanci do Sul, André da Rocha, Caseiros, São João da Urtiga, Paim Filho, Cacique Doble, Vila Lângaro e Sananduva.
A doença de Chagas é uma infecção causada pelo protozoário Trypanosoma Cruzi e transmitida por insetos conhecidos como barbeiros. Os sintomas da doença de Chagas podem variar durante o curso da infecção, podendo se tornar crônicos e graves. A prevenção está centrada no combate ao vetor, o barbeiro.
A coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde da 6ª CRS, Marli Favreto, explica que para afastar o barbeiro é preciso manter a casa limpa, organizada e bem arejada, porque o inseto gosta de lugares escuros, sujos e com frestas para se esconder. Ao encontrar um inseto que parece o barbeiro, pegue o mesmo, protegendo a mão para não tocar nele, e coloque em uma caixa ou num pote com furos na tampa pra ele não morrer. Identifique a embalagem com o local onde ele foi encontrado e leve a um Posto de Informação de Triatomíneos (PIT) ou à Secretaria Municipal de Saúde.