Construção de abatedouro é uma das prioridades do governo municipal
Publicado em 18/03/2013, Por Assessoria de Imprensa
A construção do abatedouro municipal está entre as principais ações a serem realizadas pelo governo municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. O estabelecimento pretende atender cerca de três mil produtores de bovinos e suínos do Município, disponibilizando local apropriado para o abate e armazenamento de produtos de origem animal.
O empreendimento também deve solucionar o abate clandestino, melhorando significativamente a qualidade dos produtos. Além disso, vai agregar valor aos mesmos em virtude do abate e armazenamento, gerando renda mais digna ao pequeno produtor, incentivando a criação de associações e despertando o espírito cooperativo.
O convênio 773024/2012, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, busca a construção e aquisição de equipamentos para um abatedouro municipal, concentrando as etapas do abate, resfriamento e distribuição da carne consumida pelos sananduvenses. O projeto está em fase de execução e o valor total do investimento é de R$ 476.284,71, sendo R$ 9.525,69 de contrapartida do Município. A assinatura do contrato de repasse n° 0389517-51/2012 com o MAPA foi efetuada no dia 06/12/12.
O abatedouro vai ser localizado próximo a RS 126 (Linha Entrada). A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vai orientar os produtores através de seminários e cursos como forma de repassar conhecimento. Com a implantação do projeto serão atendidas as 45 comunidades do território municipal, garantindo o abate realizado sob inspeção sanitária e aumentando o desenvolvimento e a competitividade da cadeia produtiva de carne, buscando viabilizar melhorias técnicas e financeiras que possam modernizar o segmento de carnes no Município.
A próxima etapa é realizar as adequações no Projeto e, após esta, aguardar a autorização do MAPA para o procedimento licitatório.
Compartilhar:
|
WhatsApp