NOTÍCIAS Ver todas

Agricultores fazem protesto e bloqueiam a RS 343

Publicado em 01/03/2013, Por Assessoria de Imprensa

Agricultores e entidades organizadas de Sananduva e municípios da região estão realizando um movimento pacífico durante a sexta-feira (1°/03) em prol dos atingidos pela demarcação de áreas promovida pela Funai. A mobilização consiste em obstruir o trânsito da RS 343 nos dois sentidos, próximo a Capela Santa Catarina, em Lajeado Bonito.
Entre os principais objetivos e as reivindicações estão a paralisação imediata das demarcações de terras e devolução das áreas invadidas. Também, discutir critérios de indenização de áreas indígenas que dão origem ao laudo antropológico, encerramento do processo administrativo da Funai e reconhecimento da legitimidade dos títulos de propriedade dos agricultores.
Segundo informações do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sidmar Lavandoski, somente no Passo Grande do Forquilha, entre os Municípios de Sananduva e Cacique Doble, os indígenas estão requerendo 1.916 hectares de áreas produtivas demarcadas através de laudo antropológico contendo informações inverídicas, atingindo diretamente quase 200 famílias que vivem da agricultura familiar e que estão sendo ameaçadas de deixar suas propriedades centenárias.
Diversas autoridades estiveram presentes e manifestaram seu apoio aos agricultores, solicitando atenção especial a este problema e adoção de medidas imediatas para solucioná-lo. O bloqueio deve durar o dia todo e os agricultores só liberam o trânsito de hora em hora.




Compartilhar:
| WhatsApp