Secretaria de Assistência Social mantém e incrementa programas neste ano
Publicado em 30/01/2013, Por Assessoria de Imprensa
Executar a política de assistência social, com o intuito de mobilizar, instrumentalizar e articular a rede intergovernamental, com a participação efetiva de representantes de segmentos da sociedade para a implementação do Plano de Assistência Social e Habitacional é a principal finalidade da Secretaria de Assistência Social de Sananduva. A elaboração dos programas anuais e plurianuais de aplicação dos recursos da pasta é projetada a fim de manter e incrementar cada vez mais as ações assistenciais.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Ronei Oliboni, existem muitos desafios, mas a experiência vai contribuir muito e não faltará boa vontade. ‘Vamos manter o que está bom e melhorar nossas estruturas físicas para melhor atender os usuários de nossos projetos, bem como a população em geral”, explica.
Os programas que terão continuidade pela Secretaria são:
PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
As inscrições para a participação no projeto serão abertas na primeira quinzena de fevereiro. Esse Programa é extremamente importante para o Município, pois resgata a cidadania através do desenvolvimento de atividades diversas e refeições diárias, sendo direcionado a crianças de 06 a 12 anos, pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. O PETI funciona no turno inverso ao da escola.
CRAS – Centro de Referência em Assistência Social
Atende famílias de baixa renda e oferece oficinas e acompanhamento às famílias. Este ano o CRAS vai passar a atender em novo endereço e será fortalecido ainda mais.
Terceira Idade
Prestar apoio aos idosos, através de orientações e informações sobre seus direitos, fazendo cumprir o Estatuto do Idoso. O desenvolvimento de atividades direcionadas contribui no processo de envelhecimento saudável, no fortalecimento dos vínculos familiares e no convívio comunitário, além de atuar na prevenção de situações de risco social.
CEMACAS – Centro Municipal de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Sananduva
Em parceria com o Conselho da Criança e do Adolescente, o CEMACAS garante a proteção da criança e do adolescente encaminhados pelo Poder Judiciário ou pelo Conselho Tutelar quando envolvidos em situação de conflito familiar.
Bolsa Família
A Secretaria Municipal de Assistência Social fornece informações sobre quem tem direito de receber o benefício do Programa Bolsa Família. Aquelas que já estão sendo beneficiadas devem atualizar seu cadastro uma vez por ano para não haver problemas como a suspensão ou cancelamento do benefício. Também devem cumprir rigorosamente com as condicionalidades nas áreas da educação, saúde e assistência social.
Outras informações sobre os programas e as atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social podem ser adquiridas junto à mesma ou pelo telefone (54) 3343.1177.