Publicado em 05/12/2012, Por Assessoria de Imprensa
A partir de 2007, o Ministério da Educação lançou o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, onde os estados, municípios e o Distrito Federal realizarão a sua adesão a este plano e devem passar então, à elaboração de seus respectivos Planos de Ações Articuladas (PAR).
O Plano de Ações Articuladas (PAR) tem como objetivo melhorar a qualidade da educação pública, por isso está baseado em 28 diretrizes para a educação de qualidade (Decreto 6.094/2007). Através do PAR os municípios têm acesso a programas do MEC de transferência voluntária (e universalizados, previstos em lei ou medida provisória). O Plano de Ações Articuladas abrange quatro dimensões, sendo elas: gestão educacional; formação de professores e dos profissionais de serviço e apoio escolar; práticas pedagógicas de avaliação; infraestrutura e recursos pedagógicos.
Em 2011 Sananduva construiu o Plano de Ações Articuladas para o período de 2011 a 2014, pois este tem duração de quatro anos. “O MEC já está realizando algumas ações que foram definidas para serem cumpridas em 2012, como na dimensão que trata da infraestrutura e recursos pedagógicos em que nosso município foi contemplado com 590 conjuntos escolares para alunos da pré-escola e ensino fundamental, de acordo com as faixas etárias e mais 21 mesas para pessoas em cadeira de roda”, explica a secretária de Educação e Cultura Maristela Pires de Lima. Estes conjuntos serão distribuídos nas escolas da rede municipal de ensino.