NOTÍCIAS Ver todas

Escola de Arte encerra as atividades do ano com um verdadeiro espetáculo cultural

Publicado em 04/12/2012, Por Assessoria de Imprensa

O encerramento das atividades da Escola de Arte de Sananduva foi realizado nos dias 27 e 28 de novembro, durante a 1ª Semana Cultural na Casa da Cultura Prefeito Hilário Copatti. Foram 40 números de apresentações divididas em duas noites, onde mais de 800 pessoas lotaram as dependências da Casa. Pais, amigos, professores e colaboradores assistiram a apresentação dos alunos de música e dança referente às atividades que desenvolveram no ano de 2012.
A arte é um grande instrumento para ajudar na formação do caráter de crianças e adolescentes, interferindo de maneira positiva no processo de aprendizagem. Uma sociedade que apoia e proporciona a formação musical e a consciência corporal através da dança abre a possibilidade para a construção de um futuro melhor para seus membros e para si mesma. Com a Escola de Arte, um passo importante para a formação dos cidadãos sananduvenses foi dado. Além de oportunizar a prática de atividades alternativas extraclasse e ser um complemento para educação formal, a Escola de Arte representa, acima de tudo, um espaço onde os talentos dos jovens podem florescer.
Mesmo com um curto período de aprendizado foi possível preparar vários números artísticos nas oficinas de dança e desenvolver nas crianças a habilidade de dançar ritmos inéditos no Município, como o forró, samba de gafieira, anos 60, street, ballet e dança show. Já nas oficinas de música, as apresentações foram com gaita, teclado, violino, violão e flauta. Todos os alunos que quiseram se apresentar estiveram no palco formando uma grande orquestra.
“No ano que vem vamos dar continuidade as atividades na Escola de Arte e certamente os alunos estarão mais hábeis que neste primeiro ano”, afirma Silvia Tartari Neves, coordenadora da Casa da Cultura. Silvia afirma que foi possível despertar nos alunos uma grande motivação e participação nas oficinas, sendo possível perceber a evolução a cada aula. “Não queremos formar profissionais, mas queremos que os nossos alunos entrem em contato com a cultura e aprendam a gostar da arte, aproveitando as horas vagas com atividades sadias”, explica a coordenadora.
O Projeto, implantado no Município pela Associação Vida e Arte, iniciou no mês de maio de 2012. É financiado pelo sistema Pró-Cultura, da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, através da Lei n.º 13.490/10 e conta com o patrocínio da Vicato Alimentos. Este é o projeto de maior visibilidade que a Associação Vida e Arte já desenvolveu desde que foi fundada, em 2008 e, de acordo com Zélia Brusco, presidente da Associação, é apenas o primeiro. Isso porque, a partir deste ano, o projeto Escola de Arte será renovado anualmente, sendo que já conta com a aprovação prévia para 2013. Atualmente a Escola conta com 740 vagas preenchidas e seis professores.
A Escola de Arte é uma referência para outros Municípios. Várias lideranças da região e do Estado visitaram Sananduva para conhecer o trabalho desenvolvido. Entre elas, pessoas ligadas ao Pró-Cultura do Rio Grande do Sul, que manifestaram sua alegria em conhecer o Projeto, sua amplitude e aceitabilidade. Em Florianópolis a Escola de Arte também foi base para a elaboração de um Projeto.
A Associação Vida e Arte parabeniza os professores do Projeto pela condução do aprendizado, as escolas municipais e estaduais pelo incentivo à participação e os pais pelo apoio e estímulo dos filhos à prática de atividades culturais. Aos alunos participantes, os parabéns especiais pela garra e pela dedicação que fizeram da Semana Cultural um espetáculo de arte e talento e, dos resultados da Escola de Arte, um verdadeiro sucesso.


Foto: Studio Aquarius



Compartilhar:
| WhatsApp